Em comemoração ao Dia da Amazônia, o WWF-Brasil lança nesta terça-feira, 5 de setembro, o site Somos Amazônia – http://somosamazonia.wwf.org.br/, em novo formato, e em português e em inglês. Além das histórias de pessoas da região que contribuem com a conservação da região, a plataforma traz informações atualizadas sobre algumas das principais ameaças da Amazônia e de suas áreas protegidas, como agricultura, pecuária, hidrelétricas, mineração e desmatamento.

De forma a facilitar o entendimento e a comunicação com as pessoas foi desenvolvido um mapa interativo que aponta os locais da Amazônia onde acontecem cada uma dessas ameaças, incluindo informações sobre locais em potencial para hidrelétricas e mineração, por exemplo.

“Queremos que as pessoas aprendam, interajam e se engajem de uma forma diferente com a Amazônia, ainda mais nesse momento de grande comoção e retrocessos ambientais que estamos vivendo com a maior floresta tropical do planeta”, explica Ricardo Mello, coordenador do Programa Amazônia.

Segundo ele, o Somos Amazônia é uma plataforma para conectar as pessoas com o bioma. “Precisamos dizer NÃO ao atual modo predatório imposto contra o maior bioma do Brasil, e queremos o apoio da população brasileira para construir a Amazônia que queremos”, afirma.

Histórias
Entre vídeos, fotos e textos, o site também conta a história de pessoas que vivem na Amazônia e lutam diariamente pelo bem-estar das florestas e a biodiversidade do bioma.
Histórias como a do Charles, o pescador que tira o seu sustento da pesca sustentável em Feijó (AC); ou do Pedro e do Raimundo, os maiores seringueiros do Acre, que têm mostrado ao mundo a importância da Amazônia e dos povos da floresta.

As pessoas poderão conhecer também Simar e Luis, que têm transformado uma comunidade isolada do Tapajós a partir de um trabalho de turismo de base comunitária, dando a possibilidade aos brasileiros de conhecerem as belezas dos rios e da floresta amazônica. Ou ainda o Carlos, produtor rural do Sul do Amazonas, que, enquanto estava vivo, fez o possível para transformar o Brasil a partir da produção de alimentos sustentáveis.

“Esse novo formato teve o objetivo de contrastar as ameaças que colocam em risco o futuro da Amazônia, com histórias que nos trazem esperança, para a transformação que queremos: uma Amazônia conservada e valorizada gerando renda, qualidade de vida e conhecimento para o planeta”, avalia Mello.

Sobre o WWF
O WWF-Brasil é uma organização não governamental brasileira dedicada à conservação da natureza, com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. Criado em 1996, o WWF-Brasil desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede mundial independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.