A quantidade de chuva que atingiu o município em outubro ocasionou um aumento de 35% nas solicitações por serviços públicos, conforme relatório da Ouvidoria Pública da Prefeitura. Do dia 6 ao dia 20 de outubro, foram protocoladas 471 solicitações. No mesmo período de setembro, foram 348.

O número representa demandas em serviços como: troca de lâmpadas, desentupimento de bueiros e melhorias em vias urbanas e estradas do interior. O secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Mauro Moro, atenta para o possível aumento no tempo de espera para execução. “Além de ocasionar o estrago, a chuva é constante, o que impede os trabalhos das equipes”, explica.

A operação tapa-buracos, se executada enquanto o tempo ainda se apresenta instável, gera desperdício de dinheiro público. O secretário municipal de Viação e Obras Públicas, Sérgio Gabrielli, explica. “O asfalto despejado necessita de um tempo para se fixar ao solo. Se houver umidade, ele se dispersa. Entendemos os transtornos aos motoristas, mas pedimos compreensão e cautela”, complementa. No interior, a chuva em excesso também prejudica a manutenção das estradas, comprometendo o patrolamento e britagem.

Informações da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura.