Pelo menos oito pessoas ainda seguem desaparecidas após a enchente que devastou cidades da Serra e do Vale do Taquari no dia 4 de setembro. Na tentativa de encontrar os corpos, quatro militares e três cães de salvamento do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais chegaram ao Rio Grande do Sul para auxiliar nas buscas.

Os soldados e os animais trabalharam em situações de desastres em seu estado de origem, como é o caso dos rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho. A chegada da ajuda é considerada mais um mecanismo para amenizar o sofrimento das famílias que ainda esperam para sepultar seus entes.

Segundo a corporação, os bombeiros mineiros desenvolveram estratégias mais efetivas para encontrar vítimas soterradas na lama. A ação é considerada decisiva no Estado para localizar os corpos.

Chegaram ao Rio Grande do Sul, Chronos, um Pastor Belga de Malinois, que tem seis anos de idade, Kali, da raça Pastor Alemão, de quatro anos e Agnes, de sete anos, da raça Pastor Belga de Malinois. Todos, com vasta experiência na procura por pessoas desaparecidas em desastres.

Além deles, farão parte do trabalho, o tenente André Monteiro de Castro Silva Dutra, Comandante do Pelotão de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, o cabo Geovane Arduini Ramalho de Souza, que possui especialização em Emergências Médicas e destacada experiência em desastres, o cabo Aladir Gonçalves de Oliveira Junior, que já treinou diversos cães de busca e salvamento e o soldado Igor Rodrigues Moreira, que possui formação específica em desastres, com especialização em Busca e Resgate com Cães e Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas.

Os trabalhos da equipe seguem até o domingo, 22. Na segunda-feira, 23, eles retornam à Minas Gerais e outro grupo deve ser deslocado para o Vale do Taquari, com o intuito de continuar o trabalho.

Até o momento, Arroio do Meio, Encantado e Roca Sales contabilizam um desaparecido em cada cidade. Duas pessoas continuam sendo procuradas em Lajeado, enquanto em Muçum, três são os desaparecidos após a enchente do Rio Taquari.

Foto: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais