A ação de cerca de 10 militares do 6º Batalhão de Comunicações do Exército de Bento Gonçalves resultou na doação voluntária de sangue, junto ao Hemocentro de Caxias do Sul na manhã desta quinta-feira, 20. Pelo terceiro mês consecutivo, os soldados realizam o ato, como forma de incentivar a doação voluntária junto ao locais de coleta de todo o país. De acordo com o Exército, a ideia é manter a média de 10 doadores todos os meses e assim, auxiliar na manutenção do estoque do banco de sangue regional, responsável pela distribuição do material aos hospitais da Serra.

Entre os beneficiados está o Hospital Tacchini que atualmente utiliza cerca de 260 bolsas por mês. Em decorrência da pandemia de covid-19, o número de doações mensais caiu mais da metade, alcançando uma média de 90 Bolsas, número considerado bem abaixo do objetivo inicial, que é a reposição de pelo menos 50% da necessidade do hospital. Os efeitos da pandemia seguem sendo sentidos neste ano. Em março, por exemplo, apenas 31 pessoas foram à Caxias do Sul realizar o procedimento. Em abril, este número sofreu pequena elevação, chegando a 48. No entanto, segue abaixo do preconizado pelo Tacchini.

Para realizar a doação, é necessário ir até o Hemocentro, em Caxias do Sul. Para facilitar o deslocamento, uma parceria entre Prefeitura de Bento Gonçalves e hospital realiza o agendamento e oferece transporte gratuito até o local. Para evitar possíveis contaminações pela covid-19, o transporte também precisou ser adaptado. O veículo é higienizado a cada viagem e a distância mínima entre passageiros é respeitada. Além disso, os doadores são orientados a permanecerem de máscara durante toda a viagem. 

As viagens ocorrem todos os sábados pela manhã. Em outros dias da semana, a agência transfusional realiza o agendamento no Hemocs, mas não fornece transporte. Para realizar seu agendamento junto ao Tacchini, basta entrar em contato pelo (54) 3455-4151, com Ana Paula. 

Foto: Exército/Divulgação