Fundado em 20 de junho de 1956 com o nome de Botafogo Futebol Clube e com a denominação de Sociedade Recreativa Botafogo a partir de 15 de julho de 1959, a equipe é uma importante lembrança e está na história do esporte bento-gonçalvense.

O Botafogo participou de jogos ainda até o começo dos anos 2000. Durante o período de atuação dentro das quatro linhas, o clube não possuía uma sede fixa, mas jogava pelos mais variados campos de Bento Gonçalves, na cidade e no interior, bem como por cidades da região, como Flores da Cunha e outras.

O 1° presidente foi Nilo Troian, no ano de 1960. Atualmente, o presidente simbólico do clube é Jairo Alderici. Na recheada história do Botafogo, estão inúmeros jogos amistosos tanto na cidade quanto no interior de Bento Gonçalves. Além disso, a equipe já disputou uma série de torneios coloniais.

Dentre as conquistas e marcas alcançadas, estão um título municipal e ainda a participação no Campeonato Amador Estadual. 

A foto abaixo é do ano de 1958, ainda com a denominação de Botafogo Futebol Clube. Na foto aparecem em pé Agenor Carraro, Janir Massutti, Darci Ambrosi, David Federizzi, Matevi e Valter Massutti. Agachados estão Fidelis Sandrin, Armando Segatto, Mário Franceschini, Aldino Troian, que é inclusive o fundador do clube, Antenor Segatto, Jaime Sussett e Enio Sandrin. 

Já na foto de 1960, destaque para o goleiro Bolacha, que inclusive atuou profissionalmente no Esportivo.