Lideranças políticas, empresariais e da comunidade estão reunidas na noite desta quinta-feira, 22, para a apresentação do projeto Bento +20, que visa debater, pensar e agir o futuro de Bento Gonçalves pelos próximos 20 anos.

O projeto é desenvolvido pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), em parceria com a Ascon Vinhedos e outras 26 entidades representativas de classe, que tem por finalidade prospectar o futuro e compilar uma proposta de desenvolvimento planejado e integrado com todas as vocações do município e região.

Para o presidente do CIC-BG, Elton Paulo Gialdi, o Bento+20 resgata o trabalho do Viva Bento, que por anos foi desenvolvido dentro da entidade. “O Viva Bento muito contribuiu para pensar ações em nosso município. Todos que estão aqui são apaixonados por Bento, e precisamos colaborar e participar para que tenhamos um município mais desenvolvido”.

O engenheiro Milton Milan, representante do Bento+20, apresentou o objetivo do projeto, além de apontar a cidade que a sociedade precisa, apresentando uma análise de informações que o município tem para o planejamento futuro.

Segundo Milan, o Bento+20 visa potencializar vocações e oportunidades a partir do que temos de diferente dos demais municípios, realizar diagnósticos,  ruas e manter um banco de dados atualizado para prever ou antecipar os problemas além de alinhar os interesses dos setores público e privado.

O evento recebeu a palestra “Inteligência Urbana e o Futuro das Cidades”, da engenheira civil Giovana Ulian, especialista em Gerenciamento Ambiental pela ULBRA e doutora em Urbanismo pela Universidad del Bío-Bío – UBB, Chile. Possui formação em Gestão Contemporânea e Liderança de Equipes pela Nortus com certificação da EADA – de Barcelona. É colaboradora em redes de cooperação internacional de disseminação do conhecimento e palestrante. Fundadora da Biossplena Inteligência Urbana e Presidente do Idemer – Instituto de Desenvolvimento Municipal e Regional.