As sobrancelhas têm um papel fundamental na harmonia do rosto e podem até mudar a sua expressão. De acordo com a designer de sobrancelhas e maquiadora da Maison Payot, Marlene Adami, elas devem ser remodeladas para que valorizem o olhar e potencializem a sua beleza.
Nilo Leal, consultor de imagem da Casa Mauro Freire, conta que é preciso pensar no tamanho do nariz e da boca, assim como no tipo de rosto (quadrado, alongado, redondo etc.). “A principal referência da forma certa de uma sobrancelha é o seu desenho original. Se ela precisa ser mais longa e não é, por exemplo, tentamos harmonizá-la para que você tenha um visual que combine com a estética da face”, revela.

Proteção e Manutenção
Antes de escolher o tipo de sobrancelha que mais se adequa a você, é preciso ter em mente que não é só a estética que importa. Nilo chama a atenção para uma função primordial desses pelinhos: proteger os olhos de tudo o que possa escorrer pela face, como o suor. Portanto, ao optar por um estilo mais fino, saiba que isso talvez implique um ponto vulnerável para a sua visão.
Outro ponto a ser levado em consideração é como deixar a sua sobrancelha sempre bonita. “A manutenção não deve ser diária ou tão frequente (a cada três dias, por exemplo), pois os pelos têm ciclos de crescimento, ou seja, quando começam a nascer, não precisam necessariamente ser retirados, como algumas pessoas fazem”, alerta Nilo.
Confira a seguir os principais tipos e os efeitos que eles têm na sua expressão.

Sobrancelhas Finas
Combinam com pessoas que têm rostos finos, olhos pequenos ou a testa estreita. São pouco usadas atualmente.

Sobrancelhas Grossas
Passam uma imagem mais jovem e natural. “Combinam com as pessoas de rosto quadrado, já que é um formato muito marcante. Mas cuidado: as sobrancelhas devem ter uma espessura proporcional ao rosto”, explica Mirian.

Sobrancelhas Curvadas
Não costumam ser muito usadas, pois deixam o olhar triste. Mirian dá a dica: “Para quem gosta desse formato, o ideal é deixá-las arqueadas para levantar o olhar, e não entristecê-lo”.

Sobrancelhas Arqueadas
Passam uma imagem sensual e marcante. São as mais usadas, pois dão um efeito estético harmonioso. “Como ‘abrem’ os olhos e alongam a face, combinam com várias pessoas, desde que a ideia seja levantar o olhar e dar mais jovialidade à expressão”, conta Mirian.