A temporada do Bento Gonçalves Snakes começou com a confirmação de sua expectativa de passar da primeira fase no Campeonato Gaúcho. Na sequência, na competição do segundo semestre, a projeção inicial foi superada após a vitória sobre o Miners FA, de Criciúma, neste domingo, 1º de outubro, que resultou na classificação para a fase seguinte do torneio nacional.

Apesar de ser um jogo válido pela temporada regular – fase de grupos – o jogo era decisivo. Snakes recebeu, no Estádio da Montanha, o Miners Futebol Americano (FA) por vaga na fase wildcard – prévia para as quartas de final geral e semifinal da Conferência Sul. Mesmo sendo um time mais jovem, apenas em seu segundo ano de participação, a equipe de Bento venceu o adversário por 30×15.

Ao atuar em seu campo, junto à torcida, o Snakes saiu com desvantagem no placar. Logo no primeiro drive (campanha) ofensivo do Miners FA anotou a pontuação máxima com um touchdown (TD) do recebedor Wagner Pedroso. O quarterback americano do time de Criciúma, Da’Ronte Smith, anotou mais dois pontos na conversão, e deixou o placar em 8×0.

O Snakes não se abateu psicologicamente, e logo tomou para si o protagonismo da partida. O quarterback bento-gonçalvense Maurício Vaz, previamente considerado perigoso pelo time catarinense, conectou perfeito passe para o recebedor Eduardo Salini que confirmou o touchdown de 64 jardas. O kicker Eduardo Possebon acertou o extra point, diminuindo a diferença no placar: 8×7. Antes do fim do primeiro tempo de partida, Possebon acertou três field goals (de 30, 38 e 53 jardas), o que deixou o Snakes na liderança do jogo por 16×8 na saída para os vestiários no intervalo.

O Kicker Eduardo Possebon teve 100% de aproveitamento no jogo (Foto: Lucas Delgado)

A metade derradeira do jogo reafirmou o domínio do Snakes sobre o Miners FA. No terceiro quarto da partida, Maurício Vaz anotou seu primeiro TD com um QB Sneak – quando o jogador responsável pelo lançamento utiliza sua linha ofensiva para conseguir poucas jardas – e mais uma vez Possebon converteu o extra point.

Já na quarta parte da partida, Da’Ronte Smith descontou para o Miners FA. Ainda antes do fim do jogo, o Snakes ampliou a vantagem com o corredor (running back) Jaílson com um touchdown de 35 jardas no jogo terrestre. Com isso, a vitória do Snakes foi confirmada por 30×15, o que garantiu também a classificação ao wildcard, a primeira das fases decisivas da Liga Nacional de Futebol Americano.

Classificação e projeções superadas

De acordo com o presidente do Bento Gonçalves Snakes, Rodolfo Pizzi, os times já sabiam que a partida poderia ser resolvida nos erros do adversário. “Nós tivemos um erro pontual no começo da partida, mas rapidamente solucionamos o problema após o Miners explorar nossas falhas” explica. Ele ainda destaca a importância de dois jogadores nesta partida. “O nosso quarterback Maurício Vaz novamente nos conduziu às zonas de pontuação para revertemos os problemas. Além disso, o kicker Eduardo Possebon foi fundamental para pontuarmos e conseguirmos a vitória”, complementa.

A vitória e a consequente classificação para a fase confirma as projeções otimistas da diretoria do Bento Gonçalves Snakes para esta sua segunda participação na Liga Nacional. “Podemos afirmar que a meta foi atingida, já que nosso objetivo era avançar aos playoffs e de fato conseguimos. Agora estamos na semifinal de conferência”, afirma Pizzi. O presidente ainda reafirma que o resultado é fruto do planejamento feito para o ano. “Nós estamos desde novembro neste trabalho duro, com treinamentos por três vezes durante a semana justamente para fazer história”, complementa.

O Bento Gonçalves Snakes agora está na fase wildcard – semifinal da Conferência Sul da Liga Nacional. O adversário será o Jaraguá Breakers, que liderou o Grupo E da divisão de acesso do futebol americano brasileiro. A partida está marcada para domingo, 15 de outubro. O vencedor deste confronto enfrenta quem passar de Maringá Pyros e Gaspar Black Hawks.

 

 

 

 

 

 

 

 

O Bento Gonçalves Snakes tem patrocínio da ZATT Imóveis.
A ZATT Imóveis apoia atletas e esportes da nossa cidade, por acreditar na força e dedicação destes atletas que elevam o nome da nossa cidade e dos esportes que praticam. É a ZATT Imóveis proporcionando sonhos com exclusividade.
ZATT Imóveis, com vocês somos mais fortes!