Conforme a secretária de educação, as unidades do loteamento Bertolini e Santa Fé devem ser utilizadas em 2018

A rede municipal de educação infantil deve ganhar mais duas escolas ainda este ano, uma no loteamento Bertolini e a outra no Santa Fé. É o que promete a Secretária de Educação, de Bento Gonçalves (SMED). Com isto, seriam mais 240 vagas voltadas para atender crianças de jardim A e B, com idades de 4 e 5 anos.
Em fevereiro, no início do ano letivo, a SMED passou por uma engenharia organizacional para poder remanejar todos os alunos da demanda manifesta da educação infantil. Na ocasião, a solução encontrada foi remanejar esses estudantes em escolas privadas, pagas pelo município; contar com o apoio da Rede Estadual; além de aumentar o número de alunos em turmas de escolas onde os pedidos por zoneamentos eram maiores.

Conforme a secretária da pasta, Iraci Luchese Vasques, a prefeitura intensificou os preparativos das escolas visando a utilização destas ainda para 2018. “Trabalhamos intensamente na conclusão das duas escolas. A do loteamento Bertolini está mais adiantada, comprada a do Santa Fé. Até agosto as escolas devem estar prontas para receber alunos. Serão 240 crianças a mais atendidas”, ressalta.

Conforme Iraci, serão 120 vagas em cada instituição. Ela não soube precisar sobre as turmas que serão ofertadas, mas devem atender a educação infantil, minimizando os custos com a compra de ingressos na redes privada.

Atendimento

Se no início do ano a procura por vagas no ensino infantil chamou a atenção pela alta demanda, hoje a SMED afirma ter tudo sobre o controle. De acordo com a Secretária Iraci, 100% de alunos estão atendidos nos jardim A e B. “Toda a semana, chega alguém procurando vaga. Da creche de 0 a 3 anos, nós temos uma lista de espera de 400 crianças. Somente no mês de fevereiro tivemos 200 inscrições”, revela.

Ainda sobre o atendimento municipal, ela destaca estar contente com o serviço ofertado. “A migração é muito grande no município. Temos uma lista de excedentes que é preocupante, sim. Mas estamos bastante satisfeitos com o nosso percentual de atendimento. Em 2017, atendemos 83% da demanda, hoje temos 88%”, ressalta.

Atualmente, segundo a Secretária, a rede municipal de ensino, tanto na educação infantil quanto fundamental está lotada. “Não tenho possibilidade de compra de vaga imediata. Mesmo com a migração, assim como vem, há famílias que saem. Há transferências e desistências. Não iremos zerar a demanda devido a migração. A procura é diária. Essa é a realidade da educação”, observa.
Se a busca pelo ensino segue, Iraci também relata que o município consegue atender, no momento, mais de 10.200 estudantes. Conforme ela, são 6.175, do fundamental, e 3.870 da educação infantil.

Questionada sobre uma avaliação do atendimento municipal em Bento, relativo ao ensino, Iraci demonstra-se contente. “Estamos com uma educação de excelência. Conseguimos dar atenção para todos os índices. Fazendo um comparativo com os 33 municípios da Amesne, penso que estamos bastante adiantados”, afirma.

A Secretaria ainda admite que no início deste ano a SMED passou por momentos de turbulência quanto ao remanejo de vagas, mas que foram contornados. Ainda sobre a operação da pasta ela relata que são investidos cerca de R$ 5 milhões mensais para quitar encargos trabalhistas, somados a verbas destinadas a merenda e ao transporte. “Essa é minha preocupação em manter os funcionários felizes, estáveis e com salário em dia. O município investe 30% da arrecadação na educação”, destaca.

Contratação

Por fim, a SMED admite que já foi aberto um edital visando diminuir gastos com funcionários temporários, que hoje refletem em 196 professores e 224 funcionários. “Agora nos preparamos para um concurso público já neste ano, com vagas que temos necessidade. Tem cargos que precisamos de 30 pessoas. Um estudo será feito. As pessoas não sabem o tamanho do investimento que se faz na educação em Bento”, finaliza a Secretária Iraci Vasques.