Há quem diga que música acalma o coração. Sami de Almeida, 14 anos, como é conhecida na cidade, pode afirmar isso com certeza. Ela, que canta desde criança, participou do Vox 2019 – realizado pela Rádio Rainha e Jornal Semanário –, já fez a diferença na vida de muitas pessoas por meio de melodias.

Quem a acompanha nas redes sociais deve se lembrar do vídeo que circulou dela cantando no hospital, no ano passado. A paciente era Makelen Machado, que estava acometida por um câncer, amiga há anos da família. “A doença veio e com ela toda fé em Deus. Com todo amor que ela tinha pela vida, foi firme e forte a cada quimioterapia. Foi então, que a Sami quis fazer uma homenagem a ela e a todos os pacientes da Oncologia do hospital Tacchini”, relata a mãe da pequena, Eliane de Almeida.

O momento era de alta para Makelen, e então poderia comemorar a eliminação da doença. Sami conta que ficou muito emocionada. “Era o último dia de tratamento e foi aí que combinamos uma surpresa com o namorado dela, Lucas. Quando nos olhamos, quase nem consegui cantar, fiquei muito feliz, tão grata por estar fazendo isso por ela, foi bem especial. Tenho certeza de que marquei a vida dela naquele momento. Ela tinha muita fé, nunca parou de acreditar que ia ficar bem. Uma coisa de que eu nunca vou esquecer é a força que tinha para continuar a lutar”, valoriza.

A despedida

O que ninguém esperava é que o câncer voltaria e, desta vez, bem mais agressivo. “Ela não tinha mais forças e aos poucos foi perdendo muito peso, mas continuou firme. Ela nos convidou para comemorar o seu aniversário junto a outros amigos. Lembro como se fosse hoje, a Sami tinha outro compromisso, mas por uma felicidade do destino foi cancelado. Como forma de agradecer a todos que estavam presente, Makelen pediu para Sami cantar a mesma canção do hospital ‘Eu cuido de ti’ e leu também um texto no final e as palavras foram ‘obrigada, Deus, por mais um dia’, lembra emocionada Eliane.

Passado dois meses, no dia 15 de maio, aos 38 anos, família e amigos receberam a notícia que Makelen tinha falecido. “A música tem um poder que nem ela sabe, nada pode tirar dela, é muito confortante. Faz parte da minha vida e não vivo sem. Ela leva uma paz para as pessoas que estão ao meu redor e a mim também. Sinto que cumpri meu papel e missão”, destaca. “Nunca desista de seus sonhos, por mais que seja difícil. Sempre dá certo. Acredito nisso!”, finaliza.

Foto: Arquivo pessoal