A perspectiva das empresas para contratar funcionários no segundo semestre é otimista, em comparação ao mesmo período do ano passado. Pelo menos é o que afirma o coordenador da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/Sine) em Bento Gonçalves, Alexandre Maso. Conforme levantamento realizado, as empresas de Bento Gonçalves estão procurando mais funcionários. No entanto, o diferencial para estas contratações é a busca de candidatos com experiência na área e nível de escolaridade maior.

Segundo Maso, em 2016 a média mensal de vagas disponibilizadas variava de 30 a 60. Em 2017, o quadro de oportunidades duplicou, chegando em abril a 145 postos de trabalhos abertos. “Não podemos fixar um número exato de vagas disponíveis todo o mês, porque isso varia muito, de acordo com a situação das empresas. Porém, percebemos um tímido aumento”, afirma.

Conforme o coordenador, a busca por oportunidades é constante e há recrutamento todos os dias na agência. Ele ressalta que, diferentemente de períodos anteriores, as empresas estão aguardando a melhora significativa no quadro econômico e político para abrir mais postos de trabalho. “Estamos realizando visitas nos empreendimentos de Bento e apresentando nossas ferramentas de auxílio. Muitos empresários pretendem abrir novas vagas de emprego, porém, seguem receosos, pois a economia se recupera a passos muito lentos e, a cada dia, assistimos novos casos de corrupção na política. Enfim, é um cenário de incertezas e o gestor segue com o “freio de mão” puxado, quando o assunto é contratar”, explica.

Outro ponto destacado foi a necessidade de experiência e escolaridade nas vagas disponíveis. “Antigamente, não era uma exigência o candidato ter algum conhecimento na função. Hoje, as empresas têm optado em contratar profissionais com habilidade comprovada” comenta.

Balanço do semestre

Para quem deseja uma oportunidade de emprego no mercado de trabalho, a busca deve ser constante. Apesar da crise ter deixado muita gente desempregada, no primeiro semestre do ano, foram abertos 532 postos de trabalho em Bento Gonçalves, segundo a agência FGTAS/Sine do município. No total, foram 170 recolocações. Em relação às vagas para profissionais com deficiências (PCDs), no primeiro semestre foram abertas quatro. Destas, apenas uma está em aberto. Já para as solicitações de seguro-desemprego, o número ultrapassou os 3,3 mil pedidos.

Em relação aos imigrantes, em especial, senegaleses e haitianos, a procura continua intensa, porém, menor que em 2016. Segundo Maso, eles comparecem semanalmente em grupos para buscar vagas e auxílio. “O que percebemos é que a grande maioria dos que vem até a Agência são pessoas com pouco grau de escolaridade, muitos deles analfabetos, o que dificulta a colocação no mercado de trabalho, ainda mais que agora as empresas estão mais exigentes”, explica.

Ações para o segundo semestre

De acordo com Maso, estão previstas duas atividades voltadas à abertura de vagas de emprego: o Dia D, destinado à inserção de deficientes físicos e reabilitados do INSS no mercado de trabalho, que deve ocorrer em setembro, e o projeto Empregar RS, no dia 27 de outubro, que visa promover o desenvolvimento socioeconômico com foco em empregabilidade, aproximando empresas que necessitam de contratação de profissionais e trabalhadores que buscam oportunidades de emprego. “É um dia dedicado à orientação profissional, inserção de trabalhadores no mercado, empreendedorismo e palestras motivacionais. É um estímulo para fomentar a empregabilidade e chamar a atenção de quem busca uma vaga no mercado e de quem emprega. Será um dia extremamente importante para o Estado, dedicado à intermediação de mão de obra”, destaca o coordenador da agência de Bento.
Para quem ainda não conseguiu um emprego, Maso sugere que não desista e permaneça em busca constante, porque o mercado vem reagindo e as empresas oferecendo oportunidades. “É importante que, no tempo em que se está desempregado, a pessoa busque algum tipo de qualificação na área que se deseja trabalhar, porque as empresas valorizam o profissional qualificado”, finaliza.