Entidade representa cerca de 300 empresas do principal polo moveleiro do país

O dia 20 de abril é especial para a classe empresarial de Bento Gonçalves, pois marca o aniversário de uma das entidades mais representativas do setor, não somente a nível nacional, mas também internacional. É o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) que, em 2024, comemora 47 anos de atuação frente ao segmento que mais oferta empregos e mais gera renda no Município e sua área de abrangência, formada pelas cidades de Monte Belo do Sul, Santa Tereza e Pinto Bandeira.

Fundado em 20 de abril de 1977, o Sindmóveis é responsável por fomentar condições de desenvolvimento para o setor, seja por meio de apoio aos associados, articulação política, ações comerciais ou programas inovadores.

E a inovação não é recente. Ainda no ano da constituição do Sindicato, foi realizada a primeira Mostra do Mobiliário, feira que tinha por objetivo mostrar à comunidade em geral o móvel produzido pelas empresas locais. Com o passar dos anos e a profissionalização das feiras, a mesma passou a se chamar Movelsul, e ter como foco os negócios entre as empresas e os lojistas, representantes, arquitetos e designers, sendo a principal feira da América Latina.

Outra prova foi a promoção, em 1988, da primeira edição do Prêmio Salão Design, quando pouco ainda se ouvia falar sobre o termo. Daquele ano até os dias atuais, mais de 16 mil projetos já foram inscritos e passaram pela avaliação de renomados jurados, experts nacionais e internacionais.

Conforme a presidente da entidade, Gisele Dalla Costa, a Serra Gaúcha é, por si, sinônimo de empreendedorismo e diversidade de setores produtivos, e o segmento de móveis faz parte dessa história. “As indústrias moveleiras de Bento são as mais representativas para o PIB do município, gerando mais de 6,5 mil empregos e faturando anualmente mais de R$ 3 bilhões. São cerca de 300 empresas de diferentes portes e nichos, sempre se reinventando para melhor atender às demandas do mercado. Parte dessa força com certeza conta com o trabalho do Sindmóveis, que há quase 50 anos se mantém ao lado dos empresários promovendo informações, negócios, orientações e benefícios dos mais diversos tipos para apoiar os negócios locais”, comemora.

Marcos representativos

Para a presidente, a feira Movelsul Brasil, o Prêmio Salão Design e o projeto Orchestra Brasil com certeza são grandes marcos na história do Sindmóveis, porque reforçam e ampliam a importância da entidade tanto para seus associados quanto para a cadeia moveleira como um todo. “No setor moveleiro de modo geral, temos marcos como o crescimento das vendas on-line e a pandemia de Covid, que trouxe desafios e oportunidades. Outros acontecimentos como crises econômicas, tributação, mudanças em acordos comerciais e altas nos preços de fretes e matérias-primas também marcaram a história do setor moveleiro, mas os empresários se mantêm resilientes para enfrentar as dificuldades. Nesses 47 anos o Sindmóveis mantém seu objetivo, desde a primeira diretoria, presidida por Elino Periolo, que é representar o setor moveleiro local e ser o ponto de apoio para os empresários”, destaca.

Ainda de acordo com Gisele, as indústrias do polo moveleiro de Bento Gonçalves se destacam nacional e internacionalmente por investirem em inovação no parque fabril, utilizarem diferentes tipos de matérias-primas, e valorizarem o design para criar peças com diferenciais competitivos, beleza e funcionalidade – tanto que as principais marcas do setor estão localizadas no Município.

Produtos da Entidade evoluíram com o passar dos anos

“É sempre interessante lembrar que a Movelsul Brasil nasceu no mesmo ano do Sindmóveis, em 1977, na época chamada Mostra do Mobiliário. Começou como um evento para promover as indústrias da cidade, mas hoje é a principal feira de móveis da América Latina em área, número de marcas expositoras e visitantes. Isso não seria possível sem o olhar atento de todas as diretorias que já passaram pela entidade, assim como o trabalho da equipe técnica, a confiança dos expositores e a parceria dos patrocinadores”, enfatiza a Presidente.

Com relação ao Prêmio Salão Design, Gisele salienta que “iniciado como uma premiação ligada à Movelsul, se tornou a premiação mais importante da América Latina no design de mobiliário. Mais de 16 mil projetos inscritos por profissionais e estudantes já ajudaram a tornar as indústrias moveleiras mais competitivas com suas soluções de funcionalidade, tecnologia, uso de materiais, sustentabilidade e, claro, muito design”, frisa.

Já no que se refere ao projeto Orchestra Brasil, realizado em parceria com a ApexBrasil, Gisele reforça que é outro destaque do Sindmóveis. “Entendemos que fortalecer os fornecedores do setor moveleiro também é importante para o desenvolvimento das indústrias que produzem móveis, afinal, a cadeia está toda interligada. Por isso, o Orchestra Brasil foca na internacionalização de fornecedores brasileiros de segmentos como matérias-primas, tecnologia, ferragens, máquinas, adesivos, tintas, entre outros. Conforme as empresas se tornam mais competitivas para atender às demandas do mercado externo, beneficiam o setor internamente com soluções cada vez mais completas”, explica.

As mulheres no setor

“As mulheres já ocupam os mais diversos cargos no setor moveleiro, desde o chão de fábrica até os cargos de liderança. Ainda temos um caminho a percorrer, mas a tendência é que elas ganhem cada vez mais espaço. Recentemente, em nome do Sindmóveis, assinei a carta de apoio ao Compromisso ApexBrasil de Equidade de Gênero, que propõe reforçar a presença feminina no mercado de trabalho e em instituições”, conta.

Além disso, Gisele destaca que mesmo com o ingresso das mulheres numa área que há alguns anos era ocupada apenas por homens, ainda há um déficit de profissionais qualificados – especialmente para processos fabris. “A rotatividade de funcionários também é um problema comum enfrentado pelas indústrias de móveis”, lamenta.

Porém, se nesta data especial, a Presidente pudesse reunir todos os associados e deixar uma mensagem, a força do trabalho em conjunto seria o mote. “União para que possamos atingir nossos objetivos. Com mudanças acontecendo constantemente, é necessário, importante e fundamental que todos estejam inseridos no contexto pela busca de informação, pela análise das necessidades de mercado e, dessa forma, em conjunto, seja possível encontrar as soluções e alternativas para a evolução e o crescimento sustentável do setor moveleiro”, finaliza.

Resgate histórico do Sindmóveis

Primeira diretoria (Gestão 1977-1978)
Presidente: Elino Periolo
Vice-Presidente: Dorvalino Pozza
Primeiro secretário: Valnei Fiorin
Segundo secretário: Antônio Poletto
Primeiro tesoureiro: Vanius Pompermayer
Segundo tesoureiro: Lucindo Todeschini
Conselho Fiscal: José Eugênio Farina, Aldo Cini e Aldino Pozza
Conselho Fiscal (suplentes): Felice Barzenski, Júlio Cusin e Grimar de Jesus Freitas

Diretoria Atual (Gestão 2023-2024)
Presidente: Gisele Dalla Costa (Motiva Móveis)
Vice-presidente e diretora do Prêmio Salão Design: Priscila Manfroi (SCA)
Diretora Adm./ Financeira/ Jurídica: Cíntia Weirich (Móveis Delucci)
Diretor Internacional: Cleberton Ferri (Móveis Carraro)
Diretor de Comunicação: Diego Machado (Evviva)
Diretor Comercial: Cacildo Tarso (Todeschini)
Diretor de Serviços: Romeu Dalcin (Dalmóbile)
Diretor de Infraestrutura: Cleiton Skibinski (Pozza)
Conselheiros: Henrique Tecchio (Bentec), Jeferson Bertolini (Bertolini), Leandro Mazzocatto (Madem), Rogério Francio (RF Consultoria), Volnei Benini (Pozza), Sérgio Dalla Costa (Motiva Móveis) e Vinicius Benini (BRV Móveis)

Os presidentes do Sindmóveis em 47 anos
Elino Periolo – 1977 / 1978
Valnei Fiorin – 1978 / 1981
Nelto Scarton – 1981 / 1987
Aldo Cini – 1987 / 1990
Sérgio Manfrói – 1990 / 1992
Astério Grando – 1992 / 1994
Eurico Benedetti – 1994 / 1996
Jorge Luis Manfroi – 1996 / 1998
Sérgio Dalla Costa – 1999 / 2000
Marcos Lazzarotto – 2001 / 2002
Alcides Pasquali Filho – 2003 / 2004
Volnei Benini – 2005 / 2007
Henrique José Bertolini – 2008 / 2009
Glademir Ferrari – 2010 / 2011
Cátia Scarton – 2012 / 2013
Henrique Tecchio – 2014 / 2016
Edson Pelicioli – 2017 / 2018
Vinícius Benini – 2019 / 2020 e 2021 / 2022
Gisele Dalla Costa – 2023 / 2024

Fotos: Vagão Filmes, Jeferson Soldi e Multimóveis / Reprodução