Quando um novo governo federal toma posse, debates de como serão as próximas ações e o impacto no âmbito econômico e social sempre vêm à tona. No que tange ao mercado de trabalho, mudanças na base do salário mínimo, leis trabalhistas e outros benefícios também tem sido discutidos.

Representando os funcionários do setor, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (STIMMME-BG), Deoclides dos Santos, que foi empossado para a gestão 2023/2028, faz uma avaliação do cenário atual.

Conforme Santos, a economia do país está oscilante. “Tivemos bons momentos em 2022 e na reta final do ano perdemos um pouco o fôlego, com queda na produção industrial (0,1%), variação nula nos serviços (0%) e retração no comércio varejista (0,6%). Foi um mês que também vimos desligamentos no Rio Grande no Sul e no Brasil, mas com o saldo se mantendo positivo. Bento Gonçalves fechou com saldo negativo de -41 postos de trabalho. Isso nos deixa um pouco apreensivos, mas estamos confiantes que a economia vai melhorar. Sabemos que são questões um pouco cíclicas, e que precisamos ter consumo para demandar o comércio e, este, a indústria. Para este ano temos alguns obstáculos, como os juros altos e os preços ainda caros de mercadores, mesmo que a inflação tenha caído. Outro desafio que é aumentar a capacidade de compra do trabalhador, devolver essa confiança a ele para poder voltar a consumir. E também vejo como uma necessidade a reindustrialização do Brasil”, analisa.

Qualificação profissional

O presidente acredita que a capacitação profissional está extremamente ligada a melhores vagas de trabalho. “Quando digo isso, falo principalmente na questão da renda e de crescimento profissional. Aqui no STIMMME, estimulamos o trabalhador a se aperfeiçoar e também ajudamos com o encaminhamento a oportunidades de emprego. O colaborador precisa se conscientizar que a tecnologia tem revolucionado o mercado de trabalho e que essa vai ser a batida daqui por diante. Muitos postos, principalmente aqueles relacionadas a funções repetitivas, vão migrar para outras áreas, e o trabalhador precisa estar atento a isso e buscar formas de estar qualificado para assumir novos desafios”, destaca.

Direitos trabalhistas

Segundo Santos, a função do sindicato é garantir os direitos dos trabalhadores. “Nossa atuação tem esse objetivo. Estamos sempre vigilantes para que o funcionário siga valorizado e tenha reconhecido seu importante papel na geração de riquezas para o país. Portanto, vamos continuar atuantes em busca de condições, de acordos coletivos que realmente impactem na sua qualidade de vida, sendo uma via de dois sentidos, em que todos ganham”, aponta.

Economia municipal

Para o líder sindical, Bento Gonçalves tem uma economia sólida, com uma indústria ampla e competitiva em diversos segmentos. “O metalmecânico, especialmente, é referência em qualidade e tecnologia, compondo as grandes forças motrizes da cidade. Nosso setor de serviços tem um destaque grande, como as atividades ligadas ao turismo, aos eventos e a tantos outros ramos que não nos deixam mentir. O comércio também consegue oferecer ampla gama de produtos. Enfim, os segmentos econômicos do município, além de serem fortes e versáteis, são altamente competitivos e possibilitam uma série de oportunidades. Por ser uma cidade de forte vocação industrial, Bento atrai muita mão de obra de fora, oferecendo grandes possibilidades de crescimento. Ao mesmo tempo, é uma economia formada por categorias que exigem profissionais capacitados”, salienta.

Metas para 2023

Segundo Santos, o STIMMME-BG completou 55 anos ao lado do setor metalmecânico, buscando força e união para fortalecer ações. “Assim, conseguimos melhores negociações nas convenções coletivas e negociamos acordos coletivos nos quais os trabalhadores sejam reconhecidos por suas jornadas. Estamos iniciando uma nova gestão em 2023, até 2028, com muito orgulho de representar a categoria e contribuir para a qualidade de vida da família metalúrgica”, frisa.

Visão das empresas

Representando 350 empresas do setor na região, o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (Simmme-BG), Juarez Piva também avaliou o panorama nacional.

Sobre a economia brasileira, ele entende como estável, mas com um reflexo de queda. “Vemos uma inconsistência e confusão nas ações e discursos no novo governo. Estas divergências divulgadas na mídia acabam gerando um desconforto e também angústia na classe trabalhadora, por não termos uma visão ampla do que está por vir”, ressalta.

Com relação ao novo governo, Piva espera que seja uma gestão para todos e que o Brasil se desenvolva como uma potência mundial. “A classe trabalhadora espera uma redução significativa dos impostos cobrados, além de uma diminuição dos custos da máquina administrativa para que assim, possam ser realmente beneficiados”, menciona.

Capacitação profissional

Para Piva, o aperfeiçoamento profissional pode ajudar a diminuir os índices de desemprego. “Temos a certeza de que quanto mais entidades estiverem engajadas e colaborativas para este processo de qualificação contínua mais veremos resultados importantes e redução das taxas de desemprego. Entendemos que este é um processo que trará efetivamente resultados a médio e longo prazo, pois as pessoas precisam entender que a qualificação é algo contínuo e não apenas circunstancial. As empresas não pararam de buscar novos colaboradores, principalmente os qualificados”, argumenta.

Direitos dos trabalhadores

O presidente acredita que os benefícios serão mantidos. “Pelos pronunciamentos e ações já tomadas, o governo demostra que não irá mexer no que já foi garantido em relação aos direitos trabalhistas. Esperamos que uma maior segurança jurídica seja apresentada e que, através disso, empreendedores e trabalhadores possam ter uma visão mais ampla a longo prazo”, analisa.

Em sua visão, a concessão de direitos não é um canal ou motivo para o desemprego. “Buscamos uma legislação clara e justa para ambos os lados envolvidos, demostrando assim uma continuidade dos direitos e deveres já garantidos. Além do fato, do país precisar estar alinhado com a economia mundial em relação aos direitos trabalhistas e jurídicos pretendidos aos trabalhadores”, reitera.

Economia da Capital do Vinho

“Percebemos a economia de Bento muito diversificada com condições de trabalho variadas e com contínua inovação, sendo uma referência mundial. Quando um setor sofre uma queda, temos outros que podem suprir esta demanda de mão-de-obra. Identificamos os trabalhadores muito proativos, procurando sempre a qualificação e orgulhosos dessa característica”, destaca Piva.

Mudanças no IR

Piva diz não concordar com as alterações propostas na cobrança do Imposto de Renda. “Os empreendedores, classes patrimoniais e trabalhadores solicitam há muitos anos a atualização, pelo menos da inflação anual, por isso não concordamos com este aumento do imposto de renda para a classe trabalhadora. No setor metalmecânico, por exemplo, o funcionário que começar ganhando o salário base da categoria já precisará contribuir, o que não concordamos de maneira nenhuma”, acentua.