As causas para a prisão de ventre são muitas, mas em sua grande maioria estão relacionadas à alimentação, quando há uma ingestão baixa de fibras alimentares. As fibras são as maiores estimuladoras para o funcionamento do intestino, facilitando o funcionamento dele. Elas são encontradas principalmente em alimentos de origem vegetal como as frutas legumes e verduras.
Veja abaixo algumas frutas que podem ser incluídas na alimentação, fornecendo fibras e diminuindo as chances do aparecimento da prisão de ventre:

Ameixa
É a mais conhecida para promover esses benefícios, possui grande quantidade de fibras em sua composição, além disso, estudos provaram que a ameixa preta e seu suco.
Tem o poder de aumentar o trabalho intestinal por terem um componente chamado de ácido diidroxifenil isatina.

Mamão papaia
Também é rico em fibras, além disso, possui em sua composição um componente chamado Papaína, que facilita a digestão de proteínas, ajudando no processo de digestão, facilitando o trabalho e a exposição desse tipo de nutriente com o intestino.

Kiwi
Possui em sua composição um componente conhecido como actinidina que estimula uma parte do intestino chamado cólon, que aumenta consideravelmente o seu bom funcionamento, dessa forma estimulando o funcionamento de todo o intestino.

Figo
Possui um componente que tem efeito parecido com a Papaína, esse componente é chamado de ficina, facilitando a digestão de proteína, favorecendo o trabalho do intestino.
Além de possuir boa quantidade de fibras em toda a sua composição.

Frutas secas
Possui boa quantidade de fibras em sua composição, fazendo com que se atinja mais facilmente a quantidade de fibras necessárias para o dia.

Frutas com casca
As cascas das frutas, como a maçã ou pera, possuem uma grande quantidade de fibras, que vão ajudar no funcionamento intestinal, por isso, opte sempre por frutas com casca.
Além das frutas, legumes e verduras, é fundamental incluir a água na alimentação, pois apenas com ela, as fibras tem seu funcionamento efetivo.

Fonte: dietaesaude.com.br