Bento Gonçalves recebeu no dia 28 de agosto o prêmio Brasil Sorridente como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela Prefeitura, por meio do Setor de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde. Entre os municípios de 50 mil e 300 mil habitantes, Bento Gonçalves classificou-se em 9º lugar. Nesta terça-feira, 17 de setembro, a equipe do setor de Saúde Bucal entregou ao prefeito Guilherme Pasin, o certificado de participação.

Em Bento Gonçalves, o Setor de Saúde Bucal possui 32 cirurgiões-dentistas e 25 auxiliares de saúde bucal. As atividades são exercidas em 19 Unidades Básicas de Saúde, Unidade Móvel, Serviço de Assistência Domiciliar, Bloco Cirúrgico e Radiologia. Além disso, o Setor de Saúde Bucal conta com uma equipe que atua nas escolas, realizando escovação com flúor supervisionada, palestras para os pais e alunos, levantamento epidemiológico e participam do Programa Saúde na Escola. O público atingido é de, aproximadamente, 13 mil atendimentos por mês (média de 2013).

O coordenador do Setor de Saúde Bucal, Fernando Pinto de Souza, se orgulha do prêmio e destaca que o setor, junto à Secretaria Municipal de Saúde, pretende melhorar ainda mais os serviços oferecidos. “Estamos modernizando nossos ambientes de trabalho, tornando-os mais ergonômicos, seja pela construção de unidades novas já adequadas ou pela remodelação das já existentes. Adquirimos também novos aparelhos e materiais de trabalho, visando maior eficiência no atendimento. Para o segundo semestre, planejamos novos investimentos”, destaca.

De acordo com o prefeito Guilherme Pasin, a ação integra o programa estruturante de Governo, Viver Bem, que visa proporcionar qualidade de vida, especialmente para a população com mais necessidade de desenvolvimento humano e econômico. “Nosso Município se tornou referência pelo trabalho realizado na área da Saúde Bucal. E a premiação obtida no mês de agosto só demonstra esta qualidade”, salienta.

Os programas “Dentinho Sadio”, “Sorriso Legal” e “Cuidado com a sua Boca” já foram premiados nacionalmente diversas vezes neste ano. Além disso, Bento Gonçalves foi o único município da região a participar da IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família, e no Encontro Paulista dos Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico e a 11ª edição do Congresso Paulista de Odontologia em Saúde Coletiva.

O coordenador do Centro de Especialidades Odontológicas, Marne Renato Romagna Piroca aponta que “mais importante que as láureas conquistadas, é o resultado visto e comprovado na saúde das nossas crianças e adolescentes, pois com muito esforço em programas de prevenção e conscientização, estamos com um índice de cáries bem melhor do que preconiza Organização Mundial da Saúde. Esse é o maior legado que poderíamos deixar: uma geração com condições bem melhores que em outros tempos”, ressalta.

Ele acrescenta que “esse é o nosso combustível. Somos movidos pela busca incessante do melhor no uso dos recursos públicos, melhores profissionais, melhores condições de trabalho e, acima de tudo, melhores resultados, a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos moradores, nossa razão maior.”

Para segundo semestre de 2015, deverá ser inaugurado o Centro de Especialidades Odontológicas, oferecendo novos tratamentos, como Endodontia, Periodontia-Cirurgia- Traumatologia-Buco-Maxilo-Facial (CTBMF), atendimento a portadores de necessidades especiais.