Nesta quinta-feira inicia o mês de setembro, que segundo meteorologistas, é um período de intensa transição do inverno para a primavera, com variações grandes na temperatura

A partir de hoje, 1º de setembro, inicia-se o que a meteorologista Estael Sias, da MetSul, considera como a primavera meteorológica. O mês serve como uma transição de períodos climáticos, ficando entre as características que representam o inverno e a primavera. Por conta disso, alguns fenômenos climáticos já foram previstos para setembro, na região do Rio Grande do Sul.

Historicamente, esse mês costuma ter temperaturas médias que variam de 13,3ºC a 22,8ºC e uma precipitação média de 147,8mm de chuva. Esse dado, conforme explica a meteorologista, leva em conta os números da capital gaúcha na série histórica de 1991 a 2020. No geral, essas condições irão se manter, mas com algumas peculiaridades.

Períodos de chuva

A chuva, conforme aponta a previsão da MetSul, deverá ser abaixo ou perto da média para grande parte do estado. A expectativa da meteorologia é de que setembro não seja chuvoso, porém, não deve também ser necessariamente seco. A região da Serra, ao contrário da Central, deverá ter um pouco mais de acumulado, mas ainda abaixo da média.

Estael afirma que os dados indicam um intervalo de cinco a sete dias entre chuvas e instabilidade, portanto, não são esperados longos períodos de dias consecutivos com pancadas d’água. Esse intervalo maior beneficia os produtores rurais, que terão uma janela de tempo para preparar o solo e plantio para a safra de 2022/2023.

Frio se afastando

É esperado para setembro uma temperatura acima da média em grande parte dos estados. No Sul, entretanto, o clima deve se manter próximo à média histórica de calor e frio. Por conta disso, a meteorologia prevê que o mês não terá um elevado número de dias muito frios. Toda via, na primeira semana, ainda é prevista geada e um ar polar com redução das mínimas.

Momentos de calor intenso podem ser aguardados para esse mês, conforme comenta Estael, que aponta normalidade em eventos climáticos desse tipo, na primavera meteorológica. Em Porto Alegre, por exemplo, já foram registradas marcas próximas a 40ºC em outros anos, neste mesmo período de setembro.