Atividade foi realizada em alusão ao Dia Nacional do Surdo, comemorado no dia 26 de setembro. Na avenida Planalto, alunos surdos entregaram laço com mensagem de conscientização aos motoristas

Na manhã da última segunda-feira, 27, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Especial Caminhos do Aprender, de Bento Gonçalves, realizou um drive thru. A ação, que ocorreu em frente ao educandário, na avenida Planalto, foi motivada pelo Dia Nacional do Surdo, celebrado no domingo, 26. Na ocasião, os motoristas foram abordados pelos alunos surdos, que entregaram um laço azul com uma mensagem de conscientização sobre a data.

A diretora Claudia Pimentel, conta que durante todo mês estão sendo realizadas diversas programações, para marcar o Setembro Azul. “Já fizemos uma série de atividades. Semana passada, os alunos foram com os professores visitar algumas escolas com estudantes surdos ou com alguma deficiência auditiva convidar para participar da nossa ação de hoje”, conta.

Para o drive thru, todos se mobilizaram com empenho. A fachada da escola recebeu uma decoração especial, em tons de azul. Além disso, o objetivo era aproveitar o momento também para divulgar aos munícipes que o educandário está trabalhando com alunos surdos. “Para que as pessoas saibam que a escola atende esse público que é tão importante”, ressalta Claudia.

Ação ocorreu na avenida Planalto, na manhã da última segunda-feira, 27

Os familiares fizeram questão de marcar presença na atividade. Fabiane Rosa Garcia, mãe do Pedro Henrique, de 12 anos, destacou a valor do ato. “É importante para as pessoas saberem que existe outro mundo além daquele que já sabemos, como eu, por exemplo, que só fui conhecer os surdos quando tive um filho. Então, é bom para verem que eles existem e são como a gente”, afirma.

Grasiela Alves da Rosa, mãe do Wendel, 8 anos, também se mostrou feliz pela atividade. “É a primeira vez que participo, está sendo bem legal. Quem sabe agora outras pessoas vão perceber que tem lugar para todo mundo, não é porque eles são surdos que não podem fazer as coisas”, comenta.

Quem também participou da atividade foi o prefeito, Diogo Siqueira, que salientou a importância de dar mais visibilidade para quem necessita. “A prefeitura tem que ter essa empatia de tentar entender aqueles que mais precisam e esse é um dos nossos focos, a gente vai dar essa atenção. Sabemos que é um crescimento gradual, que temos que melhorar cada vez mais, fazer com que as pessoas entendam isso também, é uma conscientização”, pontua.

Sobre o educandário

A Escola Caminhos do Aprender era voltada apenas para o atendimento dos alunos autistas. Entretanto, este ano, a classe dos alunos surdos foi reativada, após um período sem funcionar. “Em função da pandemia e de alguns problemas de organização e estrutura, estava fechada por um tempo, mas agora foi reativada”, explica a diretora Claudia.

Atualmente, o educandário está trabalhando com duas turmas, 2° e 5°, tendo dois alunos matriculados em cada. A expectativa é que para o próximo ano a demanda aumente. “A partir do ano que vem, provavelmente vamos receber outros alunos, em outras séries”, afirma.

Grasiela, mãe do Wendel, destaca o desenvolvimento que o filho apresentou desde que começou a frequentar o espaço. “Ele desenvolveu 99,9% a mais depois que saiu da escola regular e veio para cá. Em seis meses pareceu que passou um ano inteiro aqui. Está sendo muito bom para ele, estou muito feliz”, comenta.