A Serra Gaúcha continua entre as regiões do Rio Grande do Sul que apresentam menor índice de isolamento social. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira, 10. Lajeado, Santa Rosa e Bagé integram o grupo que não alcança a marca de 40%.

No levantamento divulgado pelo governo, a região alcançou 35% no índice verificado na semana passada. De acordo com o Comitê de Crise, a queda pode estar ligada às flexibilizações de algumas atividades em decorrência do dia dos pais, entre eles, o comércio não essencial.

Os recuos também foram percebidos em Lajeado (34,1%), Santa Rosa (34,6%) e Bagé (35,3%). As regiões de Pelotas (41,6%), Porto Alegre (40,4%), Capão da Canoa (38,6) e Uruguaiana (38,6%) seguem, pela ordem, as que apresentaram os melhores indicadores, embora tenham acompanhado as mesmas quedas da média do RS que ficou em 38,6%.

O comportamento se explica em boa parte pela flexibilização de algumas atividades previstas para a bandeira vermelha no modelo de Distanciamento Controlado adotado desde maio. Na última semana, o modelo permitiu, por exemplo, o funcionamento do comércio não essencial em horários restritos e com limitação de atendimentos.