A Serra Gaúcha permanecerá na bandeira vermelha do Modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado por mais uma semana. A confirmação ocorreu na tarde desta segunda-feira, 20, pelo governador do Estado, Eduardo Leite. Conforme o chefe do Executivo Gaúcho, apesar da solicitação de reconsideração encaminhada pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), os números apresentados não foram suficientes para retornar ao patamar da bandeira laranja, que indicaria risco médio em contaminação da Covid-19.

Além da macrorregião de Caxias do Sul, na qual Bento Gonçalves faz parte, Taquara, Passo Fundo, Palmeira das Missões, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas e Porto Alegre se mantém na bandeira vermelha. Regiões de Santa Maria, Uruguaiana, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Erechim, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado voltam para a bandeira laranja. O mapa desta semana coloca mais regiões em bandeira laranja do que o da semana anterior, uma vez que inclui duas regiões que estavam em bandeira vermelha: Pelotas e Cachoeira do Sul.

Segundo Leite, o crescimento de casos vem perdendo força, no entanto, as ocorrências seguem acontecendo. Além disso, o governador disse que a demanda está maior do que a oferta (no caso de leitos de UTI) “Já vimos mais de 30% de crescimento e agora vemos em torno de 15% de aumento de ocupação entre uma semana e outra”, garante.

A novidade apresentada por Leite nesta segunda-feira, 20, foi a discussão da gestão controlada do modelo de distanciamento controlado junto aos municípios. Leite diz que vai se reunir com associações de municípios para discutir o novo modelo de gestão. Outro ponto divulgado pelo governador é a utilização do sistema de alertas da Defesa Civil para avisar aos cidadãos sobre a disponibilidade de leitos de UTI e a mudança de bandeiras do distanciamento controlado. Para receber o alerta, o cidadão gaúcho precisa informar o CEP para o número 40199.

Com a permanência na bandeira vermelha, a região permanece com as restrições até a próxima segunda-feira, 27. No entanto, municípios que não tiveram internações e óbitos pela Covid-19, poderão adotar as medidas do distanciamento controlado para o status da bandeira laranja. Uma nova revisão da situação só vai ser apresentada pelo Estado na sexta-feira, 24.