O item serve como um cartão de débito para ser utilizado em supermercados e outros locais

Na região da Serra Gaúcha, cerca de 7 mil beneficiários ainda não retiram seu Cartão Cidadão do Devolve ICMS, que é direito de famílias do Rio Grande do Sul inscritas no Cadastro Único, do governo federal. Aqueles que possuem uma renda mensal de até três salários mínimos nacionais ou renda per capita mensal inferior a meio salário mínimo, podem retirar esse cartão que dá acesso a R$ 400 anuais.

Esse valor, que é depositado em quatro parcelas de R$ 100, pode ser usado para compras em supermercados, farmácias, padarias, entre outros locais. Considerando somente a região serrana do estado, são cerca de 17 mil famílias beneficiárias, porém, aproximadamente 45% ainda não está utilizando o item de auxílio do poder público.

Bento Gonçalves está entre os municípios com mais baixo índice de taxa de entrega, sendo que 58% dos cartões não foram entregues. Veranópolis, Carlos Barbosa e Flores da cunha seguem com os menores índices. Na Capital Nacional do Vinho, a entrega do item está sendo feita na Agência Banrisul localizada no centro, rua Marechal Floriano, nº 114. Em alguns dias da semana, a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves também está agendando datas para que sejam entregues dentro de bairros.