Após duas semanas consecutivas conseguindo reverter o status de bandeira vermelha, foi a primeira vez que a Serra não teve uma apelação aceita pelo gabinete de crise

A região da Serra Gaúcha permaneceu na bandeira vermelha do modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado. A partir desta terça-feira, 14, os municípios afetados deverão aplicar restrições mais rígidas para combater a disseminação do novo coronavírus. Apesar do pedido de reconsideração encaminhado ao Comitê de Crise, a resposta foi negativa. Após duas semanas consecutivas conseguindo reverter o status de bandeira vermelha, foi a primeira vez que a Serra não teve uma apelação aceita pelo gabinete de crise. 

De acordo com o governador do RS, Eduardo Leite, além da macrorregião de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Capão da Canoa, Palmeiras das Missões e Pelotas, que já estavam classificadas como área de alto risco de transmissão do coronavírus, passarão a integrar essa tipificação as regiões de Taquara, Passo Fundo, Caxias do Sul e Cachoeira do Sul. Leite salientou que o Rio Grande do Sul apresentou redução na velocidade do contágio da doença, porém pediu que a população mantenha todos os cuidados, pois a situação ainda é delicada. “Ainda vivemos uma situação de gravidade no Estado, uma situação bastante sensível e que precisa do apoio de todos para que se confirme essa tendência de suavização”, lembra.

A informação que foi divulgada através de transmissão ao vivo pelas redes sociais, apresentou ainda mudanças nas regras do comércio em municípios afetados pela bandeira vermelha. Segundo o governador, atividades que não forem consideradas não essenciais poderão operar pelo sistema de pegue e leve e drive thru.

Prefeitos da região afirmam que irão seguir as determinações do Distanciamento Controlado

Apesar de não concordarem com a decisão do Governo do Estado, os prefeitos da região deverão obedecer os regramentos do modelo de Distanciamento Controlado. O presidente de Associação dos Municípios da Encosta Superior da Região Nordeste (Amesne), José Carlos Breda, disse que a entidade irá orientar os municípios a seguirem as regras da bandeira vermelha, mesmo apresentando contrariedade aos argumentos do governo. “Lamentamos o não reconhecimento por parte do governo do Estado de todo esse esforço que a Serra vem fazendo. Demonstramos no recurso toda a capacidade que a Serra tem. Não concordamos porque não está de acordo com a realidade da nossa região”, afirma.

O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, disse, através das redes sociais que a possibilidade de retornar à bandeira laranja vai depender das atitudes da população, seguindo as medidas de prevenção já adotadas na cidade. “Mesmo com recurso apresentado pela Amesne, nossa região ficou na bandeira vermelha do Distanciamento Controlado. Agora teremos uma semana para juntos modificarmos a situação, vai depender de cada um cumprir as regras, usar máscara, seguir a prevenção e não realizar aglomerações”, pontua.

Vinte e cinco municípios da região poderão permanecer com medidas da bandeira laranja

Com as alterações no formato do Distanciamento Controlado, pelo menos 25 municípios da região pertencente à Caxias do Sul poderão permanecer com as restrições da bandeira laranja. A possibilidade ocorre em cidades que não tiveram mortes e nem hospitalizações nos últimos 14 dias em decorrência da doença.

Na região, as cidades que seguirão as regras estabelecidas para a classificação de risco médio são Alto Feliz, Antônio Prado, Boa Vista do Sul, Bom Jesus, Bom Princípio, Campestre da Serra, Esmeralda, Fagundes Varela, Jaquirana, Linha Nova, Monte Alegre dos Campos, Monte Belo do Sul, Muitos Capões, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, Paraí, Pinhal da Serra, Santa Tereza, São José dos Ausentes, São Vendelino, União da Serra, Vale Real e Vista Alegre do Prata.