SERÁ QUE ELES NÃO VEEM?
Em Uruguaiana, o médico traumatologista e ortopedista JOSÉ CARLOS BARBOSA ZACCARO decidiu DOAR seu automóvel Volkswagen Touareg para ser RIFADO e ter a receita direcionada aos funcionários da Santa Casa. A crise financeira do hospital causou a suspensão de serviços e atinge o quadro de 694 trabalhadores, cujos salários estão atrasados. A rifa está sendo vendida na própria Santa Casa. Zaccaro diz que é necessário participar de alguma forma visando minimizar a angústia que aflige funcionários e médicos com salários atrasados e falta de meios para atender adequadamente a comunidade.

VEEM, SIM!
Duvido que a politicada nacional não vê ou não saiba dessas coisas absurdas que, certamente, não afetam somente a Santa Casa de Uruguaiana. Mas, o que eles fazem para reduzir a patamares decentes o número inacreditável de funcionários que infestam o Senado Federal, por exemplo, que têm mais de NOVE MIL (fora os terceirizados) para “atender” a 81 senadores que têm expediente (quando TEM, mesmo) três dias por semana? Aparentemente, nada fazem, a exemplo da Câmara dos Deputados, assembleias legislativas e câmaras de vereadores. Enquanto isso, saúde, educação, segurança pública e infraestrutura que se danem. O médico Zaccaro é mais uma vítima dessa politicada que assola o Brasil.

ENQUANTO ISSO…
Enquanto o médico Zaccaro doa seu carro para ajudar os funcionários da Santa Casa, a politicanalhada, aliada a outros médicos e funcionários desviam dinheiro da saúde no Paraná. Em Canoas e Novo Hamburgo explodem ações da polícia e ministério publico combatendo corrupção em poderes públicos. Só imagino se em todos os municípios do Brasil se faça uma investigação total nas prefeituras e câmaras de vereadores e em todos os governos estaduais e assembleias legislativas. Dá para se imaginar quantos bilhões são desviados? E o que dizer do sonegômetro, que chegou a 542 bilhões nesta quinta-feira? Sim, dinheiro que pagamos de impostos e que não chegam aos cofres públicos. E ainda há quem pensa que toda essa falcatrua acabe. Sabem quando? NUNCA!

E O PROBLEMA SÃO OS POBRES?
Sim, para muita gente o problema do Brasil são os pobres e miseráveis. Essa gente acredita que o Bolsa Família é pago para vagabundos que não querem trabalhar. Ignoram (por ignorância, mesmo, ou por ser conveniente às suas ideias) que o benefício é pago depois das PREFEITURAS cadastrarem as famílias e constatarem estar enquadradas na lei. A partir de então o governo federal passa a pagar o Bolsa Família. Falcatruas? Sim, claro, mas feita não pelos pobres, mas por funcionários corruptos das prefeituras.

E CADÊ “OS OUTROS”?
O Bolsa Família representa 0,5% do PIB brasileiro. O Bolsa Empresário (assim chamado pelo fisco) custa 4,93% do PIB, ou seja, os pobres e miseráveis (algo em torno de 14 milhões de famílias), recebem 10% do que é “concedido” de isenções, reduções e desonerações de IMPOSTOS. Mudará isso? Sim, quando “matarem” todos os pobres e miseráveis e os ricos deitarem e rolarem. Por hora, continuarão a criticar o BF (27 bilhões para mais de 50 milhões de pessoas por ano) e “esquecendo” o bolsa empresário (mais de 280 bilhões por ano). Mas, claro, a Constituição “cidadã” do Brasil diz que “todos são iguais perante a lei”. A lei “deles”, certamente!

APARELHAMENTO
Sim, o honestíssimo homem de Minas Gerais proclamava aos quatro ventos que “o governo aparelha o Estado”, referindo-se à nomeação de cargos de confiança ligados à partidos, seus adversários. Mas, o que fazem, historicamente, os partidos? PSDB, PMDB, PP, PT, etc? Assumem os governos assim que eleitos e nomeiam seus correligionários e aliados, amigos. Foi, é e sempre será assim, desde as prefeituras, passando pelos estados e terminando no governo federal. Bolsonaro, segundo é noticiado e conforme escrevi na Coluna (não por ser adivinho, mas pela obviedade brasileira), está “DIALOGANDO” com outros partidos, visando a “governabilidade”. Afirma que é sem “toma lá, dá cá”. Dá para acreditar?

NOVIDADE?
Descobriram a América? Imprensa divulga ação da polícia e ministério público de Niterói, no Rio de Janeiro, onde vários políticos e empresários foram presos, indiciados por falcatruas no transporte urbano local. Beleza! Mas, onde está a surpresa? Será que é só em Niterói? Bem, dizem que “vamos passar o Brasil a limpo”, né? Então, deve ser só questão de tempo. Ou não?

ÚLTIMAS

Primeira:
Cumprimentos aos organizadores e a todos os que protagonizam os espetáculos do Natal Bento. Muita gente contata a coluna para elogiar;

Segunda:
Muito frequentemente pessoas me contatam para externar sua indignação. Perguntam: como é possível um presidiário comandar o crime aqui fora?

Terceira:
Pois é, aqui fora os celulares funcionam mal e parcamente, mas nos presídios… Interessante é que pagamos uma das telefonias mais caras do mundo, mas para eles é “barata”;

Quarta:
Segue incólume o zigue-zague na rua Ramiro Barcelos, entre a General Osório e Saldanha Marinho. Até quando?

Quinta:
Já não há mais dúvidas de que só são presos e ficam na cadeia “alguns” e outros não, né? E isso mesmo que sejam flagrados com fotos, filmagens, gravações, documentos, etc;

Sexta:
Se alguém tiver a “ousadia” de comentar sobre as “irregularidades” constatadas na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro será taxado de “petista”, não? E com razão, afinal, os indiciados já “pediram desculpas” …

Sétima:
Divulgado que temos 500 mil estrangeiros morando no Brasil e 3 milhões e 500 mil brasileiros morando no exterior. Pelo jeito, para alguns, o “Pacto Migratório” só deve valer para os brasileiros;

Oitava:
Esportivo apresentou a nominata de dirigentes, comissão técnica e atletas que terão a responsabilidade de, no ano do seu centenário, reconduzir o Clube à série A. Agora é só contar com o apoio de todos os bento-gonçalvenses.