O seminarista bento-gonçalvense Stefano Fagundes Petroli embarcou, nesta quinta-feira, 4 de janeiro, com destino à Arquidiocese de Santarém, no estado do Pará. Ele irá participar, entre os dias 5 e 21, da XVI Experiência Missionária para seminaristas, na Paróquia São Paulo Apóstolo. O jovem está na etapa da Configuração em sua caminhada rumo ao sacerdócio, também chamada de Teologia e realiza seus estudos na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre.

A participação de Petroli na atividade integra uma série de eventos em que os seminaristas da Diocese de Caxias do Sul passam durante sua formação. Chamada de experiência “ad gentes“, isto é, fora da Diocese, a proposta visa conhecer outras realidades da Igreja pelo mundo.

Este ano, a Experiência Missionária da Arquidiocese de Santarém tem como tema: “Cristo aponta para a Amazônia”, citação do Papa São Paulo VI. Em mensagem destinada à comunidade diocesana, o jovem seminarista pede orações e afirma estar ansioso em mais uma experiência em sua caminhada. “Conto com as orações de nossa Igreja particular para que eu possa, nesses dias, crescer em minha consciência missionária para estar sempre mais pronto para levar o Evangelho em palavras e obras por onde o Senhor me conduzir”, diz Petroli.

A Missa de envio dos missionários será celebrada na sexta-feira, 5 de janeiro, às 8h30min, na igreja Santo Antônio, em Jacamin, presidida pelo arcebispo de Santarém, Dom Irineu Roman, religioso Josefino de Murialdo, nascido no atual município de Vista Alegre do Prata, na Diocese de Caxias do Sul.

Foto: Felipe Padilha / Reprodução