A Páscoa é a celebração da igreja católica em homenagem à ressureição de Jesus Cristo. De acordo com o calendário cristão, as comemorações referentes a data começam na Sexta-feira Santa, na qual é celebrada a crucificação de Jesus, e termina no Domingo de Páscoa. Durante este período, muitos católicos permanecem por 40 dias em constante jejum e penitências. Uma das tradições é o consumo de peixe na sexta-feira. De acordo com dados da Emater, os piscicultores e pescadores artesanais do Rio Grande do Sul estão otimistas com o incremento das vendas de pescado nesta época do ano. As expectativas são positivas para os próximos dias e devem ultrapassar as 3.200 toneladas de peixes comercializados em 2015. Para este ano, estão programadas 395 feiras do pescado pelo estado.

Os supermercados oferecem diversas variedades do animal para venda. De acordo com o proprietário da Fruteira São Roque, Ivo Troian, esse tipo de alimento sai somente na última hora. “Podem ser encontrados peixes de diversos valores, tudo depende a espécie. Temos para venda inteiro e também os filés congelados e embalados”, comenta.
O proprietário do Multi Rizzardo, Rudinei Rizzardo, afirma que a expectativa para a venda é boa e todo o ano cresce. “Vejo pela nossa loja, está sempre crescendo. O valor varia de R$ 10 até R$ 40, dependendo da espécie. Geralmente sai os peixes de menor valor, que é a panga. Em função do preço mais acessível, ela tem maior procura”, frisa.

A direção da OrtaFrutti, inaugurada recentemente em Bento, também estará disponibilizando aos clientes congelados de filés, salmão, merluza, entre outras espécies, com valores variados.

Pesquisar para encontrar bom preço

O economista Jaci Tasca explica que o consumo de frutos do mar é uma questão mais tradicional. “Há o incentivo para que seja adquirido o ano todo. Em outras épocas, o preço não está tão elevado. Também é uma questão religiosa e acaba sofrendo uma ação menor que o chocolate”, pontua.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 19 de março.