Entre os dias 8 e 12 de novembro, acontecerá a Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça, na busca de soluções consensuais para os conflitos. O objetivo da Semana da Conciliação e de todo o trabalho realizado pelo Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC) é  difundir a cultura da paz, do diálogo, da conciliação, com efeitos muito mais efetivos e rápidos do que os impostos por uma decisão judicial, pois se trata de uma solução construída pelos próprios envolvidos no conflito.

O CEJUSC foi instalado no Fórum de Bento Gonçalves em julho de 2016, e conta com a colaboração de conciliadores e mediadores formados pelo Tribunal de Justiça. O trabalho se divide em conciliações e mediações pré-processuais – que evitam o ajuizamento de processos – e  processuais – que buscam solucionar de forma mais efetiva e rápida os processos já em tramitação.

Atualmente, as conciliações e mediações estão sendo realizadas virtualmente, em razão da pandemia de Coronavírus, com índices de acordo satisfatórios; porém, com o avanço da vacinação e a redução dos índices de contaminação e hospitalização, será possível, em breve, serem retomadas as sessões presenciais.

O CEJUSC também se destina à Justiça Restaurativa, mediante a realização de círculos de paz, sob a coordenação de facilitadores habilitados pelo Tribunal de Justiça, nos quais tanto o autor de um ato ilícito quanto a vítima podem expor suas necessidades, arrependimentos, sentimentos, obtendo-se, muitas vezes, a pacificação daquela relação e a melhor forma de reparação para a vítima.