Massa de ar frio, de origem polar, será responsável por dias com mínimas próximas a 5ºC

O amanhecer desta segunda-feira, 29 de agosto, foi gelado em grande parte do Sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, diversas cidades tiveram temperaturas abaixo de 5ºC nas primeiras horas da manhã. Esse é o caso de Bento Gonçalves, que mesmo após às 9h, ainda mantém 4ºC em seus termômetros. Durante a tarde, mesmo com maior presença do sol, a máxima deve chegar somente até os 10ºC.

Essa condição mais fria no tempo, que iniciou ainda no domingo, 28, é consequência de uma massa de ar frio, de origem polar, segundo a MetSul Meteorologia. O fenômeno meteorológico terá seu pico ao longo de toda a segunda. A partir de terça ele começa a perder força, apesar de manter o clima frio em grande parte do território gaúcho até o próximo final de semana.

Amanhã, 30, Bento deve experienciar um amanhecer semelhante ao de hoje, com temperaturas próximas aos 5ºC, e que se mantém por boa parte da manhã. De tarde, porém, o tempo firme e ensolarado irá trazer um calor mais agradável, elevando os termômetros até os 19ºC. Na quarta, 31, e quinta, 1º de setembro, a situação meteorológica segue o mesmo padrão, mas com um pouco mais de calor, de acordo com o The Weather Channel.

Para o último dia de semana, sexta, está previsto uma nova precipitação. Pancadas isoladas de chuva, em meio a uma sensação de abafamento, devem reduzir as temperaturas, novamente. Isso fará com que o final de semana seja gelado e parte instável no sábado, com chances remotas de chuva.

Fonte: MetSul Meteorologia