Meteorologista prevê a chegada de uma nova frente fria no Rio Grande do Sul, entre quinta e sexta. Em Bento, mínimas se aproximam de 0ºC e a chuva deve retornar ainda na quinta

A primeira metade desta semana será de temperaturas incomuns para o inverno do Rio Grande do Sul. De acordo com o meteorologista Luiz F. Nachtigall, da Metsul, uma massa de ar quente está influenciando as máximas elevadas para o estado. No domingo, 24 de julho, alguns municípios gaúchos registraram mais de 28ºC. Segundo ele, esse calor deve reinar até a quinta-feira, 28, quando o clima começará a mudar no estado.

Em Bento Gonçalves, a segunda-feira, 25, iniciou ensolarada, com os termômetros marcando os 18ºC ainda antes das 8h, conforme o The Weather Channel. Até a tarde, as máximas devem chegar aos 26ºC, ou acima disso em locais com exposição ao sol. Durante todo o dia as nuvens se manterão afastadas do céu, o que aumenta a sensação de calor. A terça-feira, 26, está prevista para seguir o mesmo clima desta segunda.

Retorno do frio

A partir de quarta-feira, 27, o tempo começa a demonstrar a virada climática que ocorrerá na sequência. Durante o meio da semana as nuvens retornam, apesar do calor, e devem se manter ao longo do dia. Na quinta, 28, é quando o frio volta a se aproximar do estado, segundo Nachtigall.

O meteorologista explica, em uma publicação neste domingo, que a frente fria avançará pelo Rio Grande do Sul durante a tarde e a noite de quinta, fazendo com o começo de sexta seja chuvoso em diversas regiões. Para Bento, a chuva deve chegar na quinta, com precipitações de até 11.9 mm. Durante a madrugada de sexta, a Capital Nacional do Vinho deve presenciar a mínima mais baixa da semana, com 3ºC. O último dia da semana segue chuvoso e com máxima de 11ºC, fechando a semana com o clima inverso ao que iniciou.