Em celebração ao Dia da Independência do Brasil, a Semana da Pátria 2020 encerrou nesta segunda-feira, 7 de setembro, em frente ao Palácio Municipal. Quebrando a rotina de alunos, professores, funcionários da educação e de entidades de Bento Gonçalves, o tradicional Desfile Cívico Militar não ocorreu, em virtude da pandemia da Covid-19.

Sessões de hasteamento e arriamento da bandeira foram feitas diariamente, cumprindo os protocolos sanitários com autoridades locais e diretoras dos educandários. Os temas da Semana da Pátria 2020 nacional e estadual foram, respectivamente, “Hino Nacional” e “Presença dos Gaúchos na Força Expedicionária Brasileira e na 2ª Guerra Mundial”, e municipal “Bento Unida pela Vida”, que homenageia os trabalhadores da saúde, segurança, educação que atuam na linha de frente contra à Covid-19.

Autoridades e militares estiveram presentes no encerramento da Semana da Pátria

Em seu pronunciamento, o prefeito Guilherme Pasin falou sobre o tema escolhido para celebrar a Semana da Pátria. “Neste ano de dificuldades, optamos de forma acertada homenagear todos garantidores da área da saúde e segurança, e todos que estão na linha de frente contra o coronavírus. Nosso reconhecimento em nome da comunidade e o sentimento de pesar àqueles que tiveram suas vidas ceifadas, e força para continuar, que essa é a razão da vida”, enfatiza. O prefeito também destacou que é “uma honra por oito anos ter reafirmado os laços dos nossos princípios e deixar muito firme os pilares de uma sociedade. Foi incrível, e para nossa cidade são momentos importantes, que fazem parte da história”.

Festejos Farroupilhas 2020 são abertos no município

Os Festejos Farroupilhas 2020 serão realizados de forma online. A edição traz como tema “Gaúchos sem Fronteiras” e a Gaúcha homenageada é Ivete Dalla Valle. A programação ocorre de 13 a 20 de setembro a qual será divulgada em breve.

O prefeito Guilherme Pasin repassou a Chama da Pátria ao presidente da Associação Bento-gonçalvense de Cultura Tradicionalista Gaúcha, Adiles Rodrigues de Freitas, integrantes do Departamento de cavalgadas da 11ª Região Tradicionalista, à homenageada dos Festejos Farroupilhas a tradicionalista Ivete Dalla Valle e ao secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes Evandro Soares. O ato representa o acendimento da Chama Crioula em Bento Gonçalves.

Os Festejos Farroupilhas 2020 são uma realização da Associação Bento-Gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG) e da Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria da Cultura. O evento tem o apoio da Brigada Militar, 11ª Região Tradicionalista, Fecomércio-RS/ SESC e patrocínio da Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan – Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Novas Façanhas.

Fonte: Prefeitura de Bento Gonçalves

Fotos: Jose Martim Estefanon