Feiras livres, feira do produtor rural e feira ecológica já retomaram as atividades, porém, no turno da tarde

A Feira de Produtos Coloniais, que ocorre tradicionalmente na segunda quinta-feira de cada mês, na Praça Via Del Vino, continua suspensa. Portanto, a edição de maio, que aconteceria amanhã, dia 14, não será realizada.

A decisão de suspender, de acordo com o secretário do Desenvolvimento da Agricultura, Dorval Brandelli, foi tomada para evitar aglomeração e propagação do coronavírus, já que costuma concentrar grande público em um espaço considerado pequeno.

Questionado se existe previsão para o retorno das atividades, Brandelli afirma que até o momento não. “Só quando a pandemia baixar a curva”, afirma. A última edição ocorreu no dia 12 de março.

Ainda de acordo com Brandelli, foi cogitada a possibilidade de a feira ser realizada em formato diferente. Entretanto, o custo seria alto e para poucos agricultores. Quando ativa, costuma reunir cerca de doze feirantes.

Demais feiras já retornaram

O decreto municipal n° 10.506, de 16 de abril, autorizou a retomada das feiras livres, incluindo a feira do produtor rural e a feira ecológica, desde que realizadas no turno da tarde.

O decreto também exige que os feirantes adotem medidas de prevenção, como o uso de máscaras e álcool gel disponível para clientes em lugar acessível das bancas. Isolamento com distância mínima de 1,5 metros da banca também é obrigatório.