Por mais um ano, em decorrência da pandemia de coronavírus, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) não irá realizar o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), que ocorre anualmente, em novembro, na cidade de Santa Cruz do Sul. No entanto, um evento, intitulado “Festival dos Festivais”, promete agregar dança, música, declamação e outras artes entre os dias 13 a 15 de novembro, no Parque da Oktoberfest. Sem premiação para os grupos de danças, a mostra artística vai reunir os melhores das últimas cinco edições do Enart, Festival Gaúcho de Danças (Fegadan) e Festival Gaúcho de Chula (Fegachula). De acordo com o MTG, apenas as modalidades individuais terão competição, com premiações.

Devido as restrições impostas pela pandemia, o MTG organizou todas as apresentações em um único local: o tradicional Ginásio Poliesportivo. Ali ocorrerão espetáculos com os grupos de danças, intercalados pelas apresentações individuais que compreendem a chula, danças gaúchas de salão, gaita, violino ou rabeca, violão, viola, conjunto vocal, conjunto instrumental, solista vocal declamação, trova, pajada, causo e concurso literário. No total, são estimados cerca de 1,3 mil artistas durante os três dias de evento.

Para se adaptar aos protocolos sanitários, o evento contará com público limitado de até duas mil pessoas. Em um evento normal como o Enart, cerca de seis mil espectadores são recebidos na parte interna do ginásio. Assim como em outros anos, haverá cobrança de ingresso para acessar ao parque. Os valores ainda não foram definidos pela organização, mas a entrada será vendida como passaporte para os três dias de evento ou bilhete único. A apresentação da carteira de vacinação atualizada e o uso de máscara também serão obrigatórios.

Ainda, como em anos anteriores, o MTG confirmou a realização de acampamentos no parque.

Foto: Estampa da Tradição