A Seleção Brasileira de Futebol confirmou a participação na Copa América 2021. A informação foi divulgada na segunda-feira, 7 de junho, após rumores de que o grupo de jogadores estaria disposto a abandonar a competição após o país aceitar sediar o evento em meio a uma crise epidemiológica provocada pela pandemia de covid-19. A mudança no posicionamento também ocorre após o afastamento do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, suspeito de assediar uma funcionária da entidade.

O Brasil aceitou sediar o evento após Argentina e Colômbia desistirem de realizar a competição continental. Os jogos iniciam no domingo, 13. Nesta terça-feira, 8 de junho, a seleção brasileira enfrenta o Paraguai, em partida válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Após o jogo, o técnico Tite, juntamente com os atletas deverão se manifestar publicamente sobre a participação na competição.

Na semana passada, Tite já havia falado que a posição do grupo sobre a ideia de disputar o torneio no Brasil era “muito clara” e prometeu expressar sua opinião após a partida contra os paraguaios. O apoio do técnico a seus jogadores irritou Caboclo, que no domingo foi afastado do cargo por trinta dias após uma denúncia de uma funcionária da CBF por assédio sexual e moral. Irritado com Tite, Caboclo estaria considerando substituir o técnico, que tem o apoio do grupo.

Foto: Lucas Figueiredo / CBF