A segunda via da carteira de identidade pode ser encaminhada on-line, sem que o cidadão precise ir a um posto de identificação apresentar documentos e coletar dados. A novidade foi divulgada na quarta-feira, 24, pelo Governo do RS e visa reduzir aglomerações em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

A solicitação do documento pode ser realizada pelo site do Instituto Geral de Perícias (IGP) e pelo próprio portal do Governo do RS. A entrega do documento segue o mesmo tempo da emissão de uma carteira expressa: três dias úteis. O valor para emissão é de R$ 71,10. A retirada do documento ocorre apenas no Departamento de Identificação do IGP, em Porto Alegre.

Para solicitar a emissão de segunda é via é necessário ter 18 anos completos na data de expedição da última segunda via da carteira de identidade e não haver alteração dos dados pessoais. Documentos emitidos fora do Rio Grande do Sul não poderão participar do sistema.

Declaração de RG

Além da segunda via, a novidade disponibiliza a Declaração de RG, documento solicitado por familiares de pessoas falecidas, que necessitam do número do documento para dar andamento a processos judiciais. O encaminhamento, que antes era presencial, agora pode ser feito para o e-mail [email protected]

A declaração (antes conhecida por Atestado de RG) pode ser solicitada por cônjuge, filhos, pais, companheiro com união estável ou filhos menores de 18 anos, representante legal, procurador, tutor ou curador. Os documentos necessários estão neste link.

Foto: Ascom IGP