20ª Transposul – Feira e Congresso de Transporte e Logística teve início nesta quarta-feira, 27, no Fundaparque, em Bento Gonçalves

O retorno da Transposul à cidade de Bento Gonçalves foi marcado pelo discurso de união do setor para retomada do crescimento econômico e enfrentamento de uma série de dificuldades que estão sendo impostas pelo cenário político e econômico.

– Esta edição só está acontecendo porque há vinte anos, visionários, liderados por Ademir Frasson, imaginaram um pequeno congresso do setor em Canela. Hoje, estamos diante de um evento que é o 2º maior do setor no Brasil.  Agradeço a todos ex-presidentes que regaram a semente para que hoje nos tornássemos tão grandes – discursou o presidente do SETCERGS, Afrânio Kieling.

Um dos temas constantes na pauta do encontro é a preocupação com o roubo de cargas. No último ano, a estimativa é de um prejuízo de R$ 1 bilhão e 400 milhões. “O roubo de carga é um problema muito sério. Não é mais possível que a carga seja roubada e vendida normalmente. Aprovamos recentemente em Brasília uma medida que o estabelecimento que comprar uma carga roubada terá o CNPJ suspenso. O setor paga muito caro pela falta de segurança”, acrescentou o presidente do SETCERGS, Afrânio Kieling durante a solenidade de abertura.

O ex-presidente da Fetransul, advogado economista, pós-graduado em inovação e competitividade, Paulo Caleffi, destacou que a Transposul é um lugar de convergência dos interesses. “Estamos reunindo todos aqueles que dependem do transporte de passageiros e de cargas e que dele vivem. Bento Gonçalves tem parcerias importantes e é muito acolhedora. É uma feira de gente grande e nos sentimos muito orgulhoso, no SETCERGS e em todos os sindicatos porque estamos mostrando que os gaúchos sabem, mesmo em momentos difíceis, se unirem e mostrar que somos fortes”, afirmou.

O prefeito municipal de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, comentou que o retorno da Transposul é motivo de orgulho, remetendo a um passado que a cidade teve com edições iniciais. “Temos certeza que Bento Gonçalves como destino para turismo de eventos e negócios está consolidada. Desejamos o retorno daquela pujança em negócios que tivemos no passado para que os empreendedores possam pensar apenas no sucesso de seus negócios e não estarem preocupados com problemas políticos”, declarou.

Durante a solenidade de abertura, foram feitas homenagens aos presidentes nas gestões de todas as edições da Transposul, Ademir Frasson, Adir Luiz Fração, João Pierotto, Sérgio Neto, José Carlos Silvano e Afrânio Kieling.

A 20ª TranspoSul – Feira e Congresso de Transportes e Logística ocorre entre 27 e 29 de junho no pavilhão E do Fundaparque, em Bento Gonçalves. Outras informações podem ser obtidas no site transposul.com. O evento conta com os patrocinadores Master MAN Volkswagen Caminhões e Ônibus e Mercedes-Benz.  Patrocinadores Premium Dipesul Volvo, Fetransul, Ford Caminhões e Ônibus e Scania. Patrocínio Triunfo Concepa e apoio Sindiatacadistas.

Fonte: Assessoria de Comunicação