A última quarta-feira, 22 de junho, foi marcada por uma troca histórica na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves. O parlamentar da oposição e 1º secretário da casa, Idasir dos Santos (MDB) assumiu a presidência da Câmara. Essa é a primeira vez na história que um 1º secretário assume o cargo, mesmo que de forma temporária.
A sessão especial de transmissão de cargos ocorreu às 10h da manhã. O então presidente Rafael Pasqualotto (Progressistas) passou o cargo para o vice-presidente Thiago Farbis (MDB) que também transmitiu o cargo para Idasir.
Conforme a assessoria, a mudança temporária, que deve durar até 3 de julho, ocorre por motivos pessoais e também por conta de uma viagem a Brasília, que visa buscar recursos para o munícipio. Até lá, Idasir dos Santos presidirá as sessões que acontecerão normalmente, até a volta dos parlamentares a seus respectivos cargos.
Durante a sessão, Pasqualotto lembrou que o bem do município deve estar acima de políticas partidárias. Fabris desejou sorte e muito trabalho para o colega nos próximos 12 dias. Santos, ao ser empossado com o cargo máximo de legislativo, disse que está feliz e falou sobre a responsabilidade da função “Prometo dar continuidade ao excelente trabalho que o presidente está fazendo”, afirmou dizendo que é hora de unir forças para o bem-estar de toda a população de Bento Gonçalves.
De acordo com a assessoria, Pasqualotto e Fabris cuidarão de assuntos pessoais até o dia 26 de junho. Na segunda-feira, 27, os parlamentares embarcam e devem ficar em Brasília até o dia 3 de julho.

Agenda na Capital
A semana na capital será de trabalho. O presidente Rafael Pasqualotto e o vice-presidente Thiago Fabris, irão buscar verbas importantes em Brasília. Os parlamentares se uniram para buscar recursos financeiros no Ministério de Minas e Energia e também Economia.
Segundo o gabinete do vereador Fabris, a visita ao Ministério de Minas e Energia será providencial para a solicitação de uma verba de implementação de energia solar na Fundaparque. Além disso, os parlamentares estão em busca de recursos junto ao Ministério da Economia para falar sobre o Programa de Alimentação (PAB), que destina verba para compra de alimentos.
Outra reunião importante na agenda dos líderes do legislativo é no Ministério de Infraestrutura. Lá, conforme os chefes de gabinete dos políticos, Pasqualotto e Fabris buscarão recursos importantes para estradas e também para linha ferroviária, promessa de investimento que o Presidente Bolsonaro fez durante a campanha presidencial, em 2018.

Sessões que Idasir irá presidir
O presidente interino da Câmara, Idasir dos Santos já comandou a sessão solene em homenagem ao Aldo Cini, na última sexta-feira, 24 de junho. A próxima sessão que Santos presidirá será a ordinária da próxima segunda-feira, 27, que discutirá demandas do município.
É papel do presidente do legislativo promulgar leis, fazer decretos do legislativo, comandar as sessões da casa, mantendo a ordem e o respeito, além lidar com demandas burocráticas do órgão.