Atividades ocorrem de 1º a 7 de agosto

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno – GRAM, em parceria com a Coordenadoria dos Direitos da Mulher, Gabinete da Primeira Dama e o Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva – NUMESC, realiza de 1º a 7 de agosto, a “Semana da Amamentação”, e também promove a 4ª edição da escolha da Madrinha da Amamentação de Bento Gonçalves.

Desde 2010 o GRAM busca conscientizar a população sobre os benefícios da amamentação com o intuito de aumentar a Prevalência de Aleitamento Materno. Os dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN mostram o aumento nos índices, de 40% no ano de 2013 para 47% em 2017, na taxa de aleitamento materno exclusivo para crianças menores de seis meses, com questionário de consumo alimentar aplicado pelas Unidades de Saúde.

Na programação está o 5º Mamaço, que será realizado no dia 7 de agosto, às 14h, no Shopping Bento.

A Seleção para a 4ª edição da escolha da Madrinha da Amamentação ocorreu por meio de imagem fotográfica, realizada pela Fotos Pavan, parceira no evento. Estas Imagens farão parte da confecção dos materiais de divulgação e publicidade relacionada à Semana Mundial da Amamentação comemorada em Bento Gonçalves, com o 5º Mamaço, o qual busca aumentar a prevalência do Aleitamento Materno Exclusivo e Complementado, divulgar a importância da amamentação, através da Linguagem Visual “Fotografias de mães amamentando”; promover reflexões sobre a amamentação no cotidiano; promover a conscientização do direito da mulher de amamentar em público; e estimular a amamentação.

A programação alusiva prossegue no mês de agosto, no dia 15, no auditório da Faculdade Cenecista com o “III Simpósio de Desenvolvimento Infantil e Rede Cegonha”, com o tema “Amamentação e Primeira Infância”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Foto: Pavan