A influência da Semana de Arte Moderna no Brasil será tema do sarau promovido pelo Museu Municipal de Garibaldi. O evento é gratuito e acontece na quarta-feira, dia 27 de julho, a partir das 18h30. Ao retomar a efervescência do período, o encontro intitulado “A semana de 22” pretende discutir as mudanças artísticas que ganharam forma na ocasião.

Compreendida entre 11 e 18 de fevereiro de 1922, a Semana de Arte Moderna ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo, teve como principal propósito promover a transformação do contexto artístico e cultural urbano, tanto na literatura, quanto nas artes plásticas, na arquitetura e na música.

Criar uma arte essencialmente brasileira, embora em sintonia com as novas tendências europeias, era basicamente a intenção dos modernistas. A principal contribuição da Semana de Arte Moderna foi libertar a arte brasileira da reprodução dos padrões europeus, e dar início à construção de uma cultura essencialmente nacional.

Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Vítor Brecheret, Heitor Villa-Lobos, Menotti del Pichia, Guilherme de Almeida e Sérgio Milliet foram alguns dos grandes nomes que participaram da Semana. A revista Klaxon, espécie de porta-voz do movimento, representa um dos símbolos da Semana de 22.

Outro marco foi a publicação do livro de poesias Pauliceia Desvairada, de Mário de Andrade, em que ele analisa poeticamente a cidade de São Paulo e lança as bases estéticas do modernismo. Para comentar as mudanças ocorridas, pessoas ligadas à arte em Garibaldi apresentarão conceitos que sofreram alteração nos campos da música, literatura e artes plásticas. Haverá, também, uma exposição de esculturas modernistas em argila e outras intervenções e apresentações artísticas.

O evento conta com o apoio do Conselho Municipal de Políticas Culturais (Concult) de Garibaldi. Mais informações no fone (54) 3462 8118.