Idealizado pelo Presidente Cassiano Scandolara, o São Cristóvão FC teve sua fundação no ano de 2011, ano no qual já participou do Campeonato Municipal e recebeu da prefeitura o título de melhor torcida da competição. O clube possui CNPJ e em sua ata, Cassiano consta como o presidente vitalício. Segundo Douglas Barth, atleta e representante da equipe, a escolha do presidente se dá por critério meramente figurativo e devido ao aspecto carismático.

Durante esses mais de 10 anos, o clube que leva a alcunha de “o mais legal da cidade” , slogan que é ostentado nas faixas da equipe. O São Cristóvão acumula alguns troféus em competições disputadas no município, sendo a mais expressiva, a conquista da Liga Municipal de Futebol em 2018. 

O clube não possui sede fixa, atuando pelos mais diversos campos em Bento Gonçalves e região, tendo sua manutenção para inscrições e insumos da prática esportiva feita com esforço dos próprios atletas e patrocinadores.

O elenco, que tem o comando do treinador Jeferson Alves, se renova anualmente mas sempre mantém a premissa da amizade, porém, alguns atletas integram a equipe desde os primórdios, como o artilheiro Douglas Barth, os defensores Poletto e Nelson, além do goleiro William de Oliveira, grande responsável pela conquista máxima do clube no ano de 2018, em que na disputa de pênaltis da finalíssima, além de defender uma cobrança, converteu a última penalidade para o São Cristóvão e garantiu o título. 

Alguns ex atletas profissionais, atualmente atuam com a camisa áureo negra:

Evandro Galelli e Leandro de Nardini que jogaram pela ACBF e Renato Benatti com passagens por Esportivo, Juventude e Seleção Brasileira.

Além disso, algumas crias da base, como Douglas Cappa e Henrique Viana, alcançaram o sucesso nas quadras e hoje disputam a Liga Nacional de Futsal por times de ponta do país.

Fora de campo, a banda da torcida “São Manguaça” é responsável pelo apoio aos jogadores, e a celebração ao final da temporada é feita com uma grande festa e queima de fogos já famosa no município, mas que desde o ano passado está suspensa em virtude da pandemia. “Nosso objetivo é sempre a amizade, tanto entre nós, quanto com nossos adversários”, resume Douglas Barth.

Outra comemoração que teve de ser adiada foi a celebração dos 10 anos do clube, no último mês de maio, que vai ficar para o ano que vem.

Fotos: Vini Pizetti e Fabiano Martins /