A História tem sido dominada por fontes que misturam incertezas e ilusões, análises representativas de ideologias ou memórias de sociedades feitas a partir de ideias e instituições que levaram a massa humana a reagirem no seu tempo e no seu modo de vida e de adaptarem dentro de suas condições humanas.

Cabe analisar neste aspecto da História Regional a inserção das festas religiosas e a influência na formação familiar, social e de um espirito empreendedor que é voltado firmemente no VENCER.

O isolamento geográfico imposto aos imigrantes faz reacender o espirito religioso, que atuando como elo de união dentre eles, transformou-se um fator de identidade cultural.

“ O imigrante foi o homem o qual Jesus confiou a realização de nossa história, nada que interessou aos pioneiros pode permanecer estranho a nós, seus herdeiros”. – Pe. Tiecher.

É nesse quadro Histórico que se inserem de forma providencial e transparente que Stº Antônio conduziu as massas populares de sua época.

Fernando M. de Bulhões, Frei Antônio, o santo de nossos estudos, tornou-se uma figura importante na Reforma promovida pelo papado, realizando-a de forma inteligente. Pobre, entre os pobres, humilde entre os humildes, repleto de sabedoria pelas palavras e inflamado de amor, Antônio levava o EVANGELHO ao povo com uma coerência de comportamento exemplar, defendendo a verdade e não a violência. Sua luta na defesa das injustiças servia para recompor a sociedade.

E aqui surge a pergunta: “O QUE SIGNIFICA PARA A HISTÓRIA DO NOSSO MUNICÍPIO DE BENTO GONÇALVES, A FESTA DE SANTO ANTÔNIO?

Somos um povo que crê, um povo que reza, um povo que canta e agradece e um povo de ESPERAÇA…

Nos últimos anos, a nossa festa está recebendo uma contribuição sempre mais amparada pelos que construíram e ajudaram a construir nossa fé. É um povo que caminha com seus valores , com a sua fé, com ESPERANÇAS e com o PROGRESSO, sem deixar de valorizar o ESSENCIAL NA VIDA DAS PESSOAS…

Parabenizo todos os organizadores e colaboradores e suas Equipes, da Festa de Santo Antônio 2018.
E que todos nós possamos compreender o que é SER SAL NA TERRA E LUZ NO MUNDO!