Desde março, a Prefeitura, por meio do programa Bento Pet, está reestruturando o setor da causa animal. A partir disso tem sido realizado uma série de ações, desde castrações, e até mesmo uma feira de adoção. E a partir desta terça-feira, 24 de maio, inicia uma nova etapa, com o começo dos atendimentos do Samu Pet, serviço de urgência e emergência para animais vítimas de maus tratos ou atropelamentos. Os animais resgatados passarão por tratamento veterinário, através do trabalho de duas médicas veterinárias, e os casos mais críticos serão encaminhados para clínicas conveniadas do município.

A coordenadora do setor do Bem-estar animal, Rafaela Jornada, comentou sobre o funcionamento do Samu Pet. “É uma demanda antiga do município e vem para ajudar com esse foco voltado para pessoas de baixa renda que não tem condição de pagar um veterinário para o seu pet. Estaremos também prestando atendimento para animais de rua, vítimas de atropelamento, maus tratos, envenenamento, e outra situação que possa colocar a saúde e a vida dele em risco”.

Atendimento do Samu pet

Através do WhatsApp: 992231853

Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 07h30 às 11h30 e das 13 às 17h

Serão atendidos os chamados de urgência e emergência solicitando o atendimento de animais vítimas de atropelamento ou maus tratos que estejam precisando de atendimento médico. O atendimento será realizado também para tutores que não possam pagar um veterinário para o seu pet.

Edital de hospedagem

Um outro ponto importante da reestruturação do bem-estar animal é o edital de hospedagem, que já conta com uma empresa para hospedagem de animais em situação de maus-tratos e bravios, que tem como critério a comprovação da fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente. Seguem também, os processos para procedimentos cirúrgicos e compra de medicamentos de uso veterinário para utilização das equipes.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Foto: Rodrigo De Marco