A Sala de Situação da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) emitiu boletim meteorológico informando que neste sábado, 24, novas áreas de instabilidades devem provocar chuvas no Rio Grande do Sul. Começam pela manhã no Oeste/Noroeste e atingem todas as regiões até o final do dia. O meteorologista da Sala de Situação, Fernando Lopes, explica que os volumes de chuva podem ser elevados e vêm acompanhado por ventos fortes, trovoadas e granizo (temporais).

O meteorologista acrescenta que no domingo, 25, as instabilidades continuam atuando na Metade Norte do estado, porém com menor risco de temporais. No Sul, parte do Oeste e Campanha ocorrerá o avanço de uma nova massa de ar seco empurrada pelos ventos do Quadrante Sul favorecendo um dia de Sol com temperaturas amenas. A próxima semana começa com tempo firme na maior parte do estado, apenas no Setor Leste/Nordeste a nebulosidade será maior com chance de chuva fraca por causa da umidade vinda do mar.

Massa de ar seco começa a perder força

A sexta-feira começou com céu claro e temperaturas amenas em todo o estado. Porém, ao longo do dia, os termômetros sobem rapidamente impulsionados pela presença do Sol e dos ventos do Quadrante Norte. A partir da tarde a nebulosidade aumenta e até o final do dia devem ocorrer chuvas isoladas na Faixa Norte gaúcha.