O boletim meteorológico emitido nesta terça-feira, 8 de janeiro, pela Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura alerta que, embora o dia tenha começado com sol e nuvens, a chuva deve retornar nas próximas horas. Áreas de instabilidades associadas a uma frente fria provocam chuvas e temporais (pancadas fortes, trovoadas e ventos). As chuvas mais expressivas vão se concentrar em parte do Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul.

Os especialistas alertam que a previsão para a quarta-feira, 9 de janeiro, é de chuvas e temporais, em decorrência da formação de um novo sistema de baixa pressão que vai alimentar as instabilidades. Os maiores volumes devem se concentrar no Oeste e Sul (fronteira com Uruguai e parte da Argentina). A incidência de descargas elétricas e granizo também é maior nessa região. O calor segue com sensação de abafamento.

Na quinta-feira, 10, o tempo segue instável e mais uma vez os maiores acumulados bem como o potencial para temporais se concentram entre o Sul e Oeste do estado. Nas demais regiões, os temporais são pontuais. As temperaturas ficam mais amenas nas áreas de mais chuvas. Na Metade Norte, a sensação de abafamento é maior. Nos dias seguintes a chuva segue no estado.

Fonte: Ascom Sema