Local foi inaugurado na última terça-feira, 30 de novembro, na DPPA de Bento Gonçalves

Nesta última terça-feira, 30 de novembro, a Polícia Civil de Bento Gonçalves inaugurou a “Sala das Margaridas”, um espaço de acolhimento para mulheres e crianças vítimas de violência, como a doméstica ou familiar, que buscam relatar um caso.

A sala foi colocada dentro da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), na rua 13 de Maio, nº 222, pelo fato de o local ficar 24h aberto, pronto a qualquer momento para recepcionar quem queira denunciar algum delito e busca uma maior privacidade para fazê-lo.

Lugar que acolhe

Segundo a delegada da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) de Bento Gonçalves, Deise Salton Brancher, a ideia é ter um ambiente mais humanizado, um pouco diferente do habitual, para essas pessoas que se dirigirem à delegacia. “Nesse ambiente acolhedor, reservado, afastado do agressor, a vítima certamente se sentirá mais protegida e respeitada”, explica.

A Sala das Margaridas é um recurso de políticas públicas realizada pela Polícia Civil, através da DEAM e de voluntários, para mulheres e crianças serem acolhidas para registros de ocorrências policiais, de medidas protetivas e ações para aplicação da Lei Maria da Penha. “O atendimento humanizado sempre envolve um local apropriado, mas também uma escuta respeitosa e sem julgamento, por isso a importância da capacitação continuada dos policiais”, esclarece a delegada.

A luta contínua

A coordenadora do Grupo Revivi, Patrícia Da Rold, que realiza ações diversas no combate e conscientização da violência doméstica contra mulheres, ressalta que a sala foi uma conquista de toda comunidade e é muito importante para o cenário da denúncia. “O local proporciona um espaço com privacidade e atendimento especializado a quem já chega à DPPA em estado de fragilidade e sofrimento”, destaca.

Patrícia menciona que o trabalho dos policiais da DPPA, mesmo antes da estrutura ser inaugurada, sempre foi o melhor para atender as vítimas e que com a chegada da novidade, tende a aperfeiçoar ainda mais. Ela enfatiza que a comunicação entre as instituições e órgãos responsáveis por essa parte da segurança do município é bastante clara. As redes de proteção conversam bastante entre elas, criando campanhas para passar o assunto adiante.

Segundo a coordenadora, o trabalho que vem sendo feito em relação a esses casos de violência doméstica e familiar, em Bento Gonçalves, é bastante efetivo. “Eu penso que a rede de proteção às crianças e adolescentes do município, assim como para às mulheres, tem realizado um trabalho incrível tanto no que diz respeito à prevenção, quanto no respeito ao acompanhamento”, elogia.

A delegada Deise, mencionando o combate as violências, esclarece que a denúncia é o melhor caminho para a solução desses casos. “O principal apoio que a comunidade pode dar às vítimas de toda forma de violência é não se omitir”, pontua.