Medida visa coibir que pessoas mal-intencionadas utilizem os dados para aplicar golpes e outros crimes podendo, inclusive, causar inúmeros transtornos

Uma plataforma lançada em parceria das seis maiores operadoras de telefonia celular do país possibilita que o consumidor consulte, por meio do seu CPF, se há associação a uma linha de celular sem que o titular tenha conhecimento. A medida visa coibir que pessoas mal-intencionadas utilizem os dados para aplicar golpes e outros crimes podendo, inclusive, causar inúmeros transtornos.

Para efetuar a consulta, basta acessar o site cadastropre.com.br. A plataforma é uma parceria das seis maiores operadoras de telefonia celular do país e, por meio dele, dá para verificar a existência de linhas pré-pagas ativas por CPF e a prestadora em que o seu documento está sendo usado.

Por uma questão de sigilo e privacidade, o resultado da consulta mostra apenas em quais prestadoras existem linhas pré-pagas ativas no CPF informado – não aparece, por exemplo, o nome do consumidor, o número do telefone ou a quantidade de linhas.

Mas, se você consultar e seu CPF aparecer atrelado a uma operadora que você não reconheça, pode entrar em contato com a empresa para desvincular o seu nome da linha que não é sua.