Com o cancelamento do envio de cartas sobre o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul na terça-feira, 21, condutores deverão ter o dobro de atenção no momento em que escolherem quitar o próprio imposto. Isso porque, a partir da medida, todas as informações referentes ao IPVA passarão a ser enviadas por e-mail.

O calendário de pagamentos será divulgado somente na primeira quinzena de dezembro. Ainda assim, é melhor se prevenir e realizar o cadastro o quanto antes no correio eletrônico do site www.ipva.rs.gov.br. Todas as informações relacionadas ao IPVA, como datas e valores de pagamento, descontos, multas, licenciamento, seguro obrigatório e confirmação sobre pagamentos efetuados serão disponibilizadas através da internet.

A medida, segundo a secretaria da Fazenda do Estado deve simplificar e agilizar o acesso às informações, além de reduzir os custos com correspondência e o impacto ambiental. Conforme a Secretaria da Fazenda, a impressão e o envio desses documentos chega aos R$ 2 milhões. Cada veículo deve ser cadastrado por e-mail, identificando um ou dois correios disponíveis. Se o proprietário trocar de automóvel, é necessário fazer o cadastro novamente para que as informações deixem de ser enviadas ao antigo dono. O não recebimento das mensagens eletrônicas via e-mail não implica qualquer tipo de isenção dos pagamentos.

Confira o passo a passo:

1 – Acesse a página inicial do IPVA RS e clique em “IPVA por e-mail”, na coluna Serviços.

2 – Clique em “Cadastrar meu e-mail”.

3 – Na parte superior da tela, clique em “Cadastrar-se para recebimento”.

4 – Você verá uma mensagem sobre spam. Dê o OK, e em seguida, clique no botão “Aceito”, na parte inferior da tela.

5 – Por fim, informe o seu número do CPF ou CNPJ e a placa do veículo. Aperte o botão “Avançar”.

6 – Depois preencha o seu e-mail e clique em “Adicionar”. Clique em “Gravar” e pronto. Você passará a receber todas as informações por e-mail.