O Brasil é o país da diversidade, e isso se refletiu na 24ª Avaliação Nacional de Vinhos, realizada no sábado, 24 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) desde 1993, mostrou que as vinícolas brasileiras vêm alcançando excelentes resultados não apenas com castas tradicionais como as tintas Cabernet Sauvignon e Merlot e a branca Chardonnay. Pela primeira vez, a Avaliação classificou 11 distintas variedades entre as 16 selecionadas para o público.

Mais de 850 pessoas, entre enólogos, sommeliers, enófilos, jornalistas e apreciadores do vinho brasileiro, tiveram o privilégio de provar na taça variados sabores e aromas. A maior diversidade ficou com as tintas que, além das habituais Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot, também estrelaram com a Marselan, Tannat, Tempranillo e Alicante Bouschet. Entre as brancas destaque para a Chardonnay, Sauvignon Blanc, Moscato Giallo e Riesling Itálico. As 16 amostras foram selecionadas entre 75 (30%) mais representativos da Safra 2016 classificados em um cenário de 241 amostras de 46 vinícolas de mais de 10 microrregiões produtoras. Esta avaliação técnica foi feita por 90 enólogos no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, parceira técnica do evento.

Nesta edição, a maior degustação de vinhos da mesma safra do mundo se destaca pela variedade de amostras inscritas. O presidente da ABE, enólogo Juliano Perin, ressalta que o grande valor da Avaliação está na representatividade e na promoção dos vinhos brasileiros. “Com diferentes solos e condições climáticas, o Brasil tem potencial para cultivar muitas variedades de uva e produzir vinhos diversos. Isso apareceu na multiplicidade de amostras inscritas e se comprova no resultado que apresentamos ao público, pois foi o ano em que a Avaliação classificou a maior diversidade de variedades”, frisa.

Mais uma vez a Avaliação Nacional de Vinhos desempenhou seu caráter didático, conduzido por um painel de 16 comentaristas formado por 15 grandes nomes ligados à cultura do vinho e o participante sorteado no dia do evento Salvador Antonio Portela, membro da Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho de São Paulo (SBAV). Além de degustar cada amostra, os participantes puderam comparar suas percepções a dos comentaristas – ressaltando a troca de experiências. Para isso, a votação online foi repaginada, permitindo maior interação dos apreciadores com o evento. “O público pode validar suas avaliações por meio de um sistema totalmente digital, de modo que a mediana formada pelos participantes foi conhecida ainda durante as degustações”, explica o presidente da ABE.

A grandiosidade do maior momento do vinho brasileiro também apareceu no serviço do vinho. Durante as degustações, o único som que se ouviu foi o dos 90 alunos do curso de Viticultura e Enologia servindo as taças dos participantes. O trabalho durou cerca de cinco horas, pois para cada uma das 16 amostras foram servidas 90 garrafas, totalizando 1.440 garrafas com os vinhos mais representativos da Safra 2016.

Após as degustações, a performance do grupo Cia Sorriso com Arte, de Santa Maria (RS), surpreendeu o público com o espetáculo “Show Time”, que mistura teatro, dança e arte circense. Com movimentos repletos de magia, precisão e ousadia, os bailarinos desafiavam a gravidade e os limites do corpo usando correntes, redes e trapézios, além de danças e apresentação de um clown.

Troféu Vitis 2016
Outro ponto alto do evento foi a entrega do Troféu Vitis, que desde 1993 homenageia figuras que dedicam seu tempo, conhecimento e talento para a promoção e valorização do vinho brasileiro. Neste ano, a ABE entregou o Troféu Vitis Amigo do Vinho 2016 ao italiano Roberto Rabachino, um dos grandes nomes mundiais do setor vitivinícola, que dedicou seu troféu a todos os pequenos produtores brasileiros. Doutor em Ciências da Alimentação, jornalista enogastronômico e professor universitário no Brasil, China e Itália, é autor de mais de 22 livros e já formou mais de 1.500 sommeliers internacionais no Brasil.

E o Troféu Vitis Destaque Enológico 2016 foi entregue ao enólogo Antonio Agostinho Czarnobay. Primeiro a conquistar o título de Enólogo do Ano, em 2004, Czarnobay é bioquímico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com especialização em Tecnologia de Alimentos (produção e controle) e atua como jurado em importantes concursos internacionais, como Vinalies, Vinitaly, Seléctions Mondiales, Vinagora e Mondial de Bruxelles. Ele foi o primeiro não europeu a integrar a União Internacional de Enólogos. “Estou muito emocionado. Como dizia o poeta Vladimir Maiakovski, ‘minha anatomia ficou louca. Sou todo coração'”, declarou Czarnobay.

Histórico da Avaliação
Em 24 safras, a Avaliação Nacional de Vinhos já apreciou 5.522 amostras, sendo 241 nesta edição, e o público reunido totaliza 15.467 pessoas. O evento é reconhecido por sua proximidade com a cadeia produtiva da uva e do vinho, de modo que contribui para que a produção do vinho brasileiro evolua em qualidade, tecnologia e reconhecimento. Portanto, um dos legados da Avaliação é nortear produtores e enólogos na a escolha de variedades de uvas, técnicas de elaboração e lançamento de produtos.

16 AMOSTRAS SELECIONADAS ENTRE OS 30% E DEGUSTADAS PELO PÚBLICO

Categoria Vinho Base para Espumante
Chardonnay – Casa Venturini Vinhos e Espumantes (Flores da Cunha – RS)
Chardonnay – Domno do Brasil (Garibaldi – RS)
Chardonnay/Pinot Noir – Vinícola Geisse Ltda. (Pinto Bandeira – RS)

Categoria Branco Fino Seco Não Aromático
Riesling Itálico – Vinícola Salton (Bento Gonçalves – RS)
Chardonnay – Cooperativa Agroindustrial Nova Aliança (Santana do Livramento – RS)
Chardonnayy – Basso Vinhos e Espumantes (Farroupilha – RS)

Categoria Branco Fino Seco Aromático
Sauvignon Blanc – Rasip Agropastoril (Vacaria – RS)
Moscato Giallo – Vinícola Don Guerino (Alto Feliz – RS)

Categoria Tinto Fino Seco Jovem
Merlot – Vinícola Casa Motter (Caxias do Sul – RS)

Categoria Tinto Fino Seco
Tempranillo – Miolo Wine Group Vitivinicultura (Bento Gonçalves – RS)
Marselan – Casa Valduga Vinhos Finos (Bento Gonçalves – RS)
Cabernet Franc – Casa Perini (Farroupilha – RS)
Cabernet Sauvignon – Guatambu Estância do Vinho (Dom Pedrito – RS)
Cabernet Sauvignon – Vinícola Almaúnica (Bento Gonçalves – RS)
Tannat – Dunamis Vinhos e Vinhedos (Dom Pedrito – RS)
Alicante Bouschet – Dal Pizzol Vinhos Finos (Bento Gonçalves – RS)

NÚMEROS DA 24ª AVALIAÇÃO NACIONAL DE VINHOS – SAFRA 2015

– Amostras inscritas: 241
– Vinícolas participantes: 46
– Time da Degustação de Seleção: 90 enólogos
– Participantes: 850 apreciadores de nove países (Bélgica, Brasil, Chile, Estados Unidos da América, França, Guiana, Grécia, Reino Unido e Uruguai). Do Brasil, compareceram enófilos de 11 estados (Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo), além do Distrito Federal.
– Painel de comentaristas: 15 convidados de sete países (Bélgica, Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Grécia e Reino Unido) e um apreciador sorteado entre o público (Salvador Antonio Portela).
– Serviço do vinho: 90 alunos dos cursos de Viticultura e Enologia, Enoturismo e Sommelier.
– Amostras degustadas: 16
– Garrafas servidas: 1.440 (90 de cada)

COMENTARISTAS
1. Aldemir Dadalt – sommelier e empresário (Brasil)
2. Baudouin Havaux – jornalista (Bélgica)
3. Christian Bernardi – Enólogo do Ano 2015 (Brasil)
4. Cristián Aliaga – enólogo (Chile)
5. Diego Arrebola – sommelier (Brasil)
6. Guilherme Velloso – jornalista (Brasil)
7. Juan Carlos Rincón – jornalista (Reino Unido)
8. Liana Sabo – jornalista (Brasil)
9. Marcelo Copello – jornalista (Brasil)
10. Pascal Marty – enólogo (França)
11. Petrus Elesbão – organizador Vinum Brasilis (Brasil)
12. Rebecca Murphy – jornalista (USA)
13. Stavroula Liapi – enóloga (Grécia)
14. Thiago Rodrigues – ator (Brasil)
15. Túlio Dek – músico (Brasil)
16. Salvador Antonio Portela – São Paulo – Sorteado no público