Padre Gilmar Paulo Marchesini celebrou 25 anos de ordenação sacerdotal

A missa das 18h de quarta-feira, 29 de janeiro, foi especial para a Paróquia Cristo Rei. O padre Gilmar Paulo Marchesini comemorou, junto com toda a comunidade paroquial, os seus 25 anos de ordenação sacerdotal.

Natural de Nova Prata, descobriu sua vocação desde muito pequeno, por influência da família. “Especialmente por parte de mãe, que era doente, mas era uma pessoa muito religiosa e atualizada com aquilo que era da igreja. Com 10 anos fiz a primeira leitura na igreja e este foi um momento muito especial, pois abriu muitos caminhos em minha vida”, revela. De acordo com ele, no início, os familiares até duvidavam, mas Marchesini se manteve firme em seu propósito. “Fui crescendo, amadurecendo, descobrindo. Participei dos grupos, no seminário, fui destaque por causa da música. Tudo isso foi aflorando ainda mais esta vocação”, pontua.

Marchesini foi ordenado sacerdote no dia 29 de janeiro de 1995. Seu lema de ordenação foi “Sai da tua terra e vai” (Gn 12, 1). De lá para cá, muitos momentos marcantes e especiais fizeram parte de sua trajetória. “Tive aspectos que aprofundei e, o mais importante, de modo especial, foi sempre o esforço de trabalhar com a juventude, de dar espaço, realizar formação permanente e de ação. Da mesma forma, sempre acompanhando as crianças e pastorais sociais. Gastei muito tempo nesse sentido, pois são coisas que valem a pena, são sementes boas lançadas e que fazem bem ao mundo, à sociedade e à história humana”, revela.

O pároco frisa que é muito grato às pessoas, comunidades, padres e lideranças que fizeram parte de sua história. “A todos àqueles que iluminaram o caminho e fizeram com que chegasse a este momento de ser padre. Nada teria sentido: ser padre sem as pessoas, sem a igreja, com tantas coisas boas que podemos realizar em prol das pessoas. Hoje olho para trás e vejo que foi rápido, pois, 25 anos passaram quase que como um relâmpago”, ressalta.

Em sua vida, um dos momentos mais importantes foi o mestrado em Roma, que agregou muito conhecimento e novas experiências. “Dom Paulo fez este pedido: me enviar para estudar para colaborar na diocese, inclusive na parte de comunicação. Isso abriu portas, até mesmo para dar aula na faculdade. Dessa forma, também me ajudou pois tinha que entender, aperfeiçoar e aprender para ensinar e, com isso, também aprendi muito”, esclarece.

A celebração

A celebração dos 25 anos foi feita de última hora, mas de modo espontâneo e divertido, da forma que Marchesini gosta. “Agradeço imensamente, pois tantas pessoas vieram celebrar, mesmo em uma época corrida nas vinícolas, com a colheita e férias escolares. Foi emocionante, pois, mesmo sendo de última hora, nossa igreja estava cheia. Além disso, durante o ano teremos outros momentos. Mas o importante é que fiz no dia certo, feito com muito amor. Quero agradecer a todos que estiveram comigo ao longo da vida”, salienta.