As campanhas de vacinação infantil contra a poliomelite e contra o sarampo terão neste sábado, 22 de novembro, mais um Dia D, data quando os cerca de 1,8 mil postos de vacinação pelo Rio Grande do Sul abrem para a ação. Iniciada no dia 8 de novembro, as campanhas já distribuíram mais de 560 mil doses das duas vacinas, o que representa cerca de 50% de cobertura. A meta é alcançar 95% ao término das campanhas, na sexta-feira, 28 de novembro.

Os públicos alvos são crianças menores de cinco anos, com a campanha da pólio voltada para as maiores de 6 meses e a do sarampo para as maiores de um ano de idade. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) faz aos pais e responsáveis a recomendação para que levem junto a caderneta de vacinação, para que a avaliação das doses de rotina seja realizada. A secretaria também pede que os casos nos quais as crianças tenham alergia ao leite de vaca sejam informados aos profissionais de saúde.

O calendário de rotina para a vacinação contra a pólio prevê as três doses no primeiro ano de vida (aos 2, 4 e 6 meses), com o complemento de dois reforços aos 15 meses e 4 anos de idade. Já a proteção contra o sarampo dá-se através da aplicação da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), aos 12 meses, seguida da tetra viral aos 15 meses, que além das outras três doenças também previne a varicela (também conhecida como catapora).

Orientação à vacinação de crianças com alergia ao leite de vaca

Nesta semana, o Ministério da Saúde orientou que evite-se a vacinação contra o sarampo de crianças com histórico de alergia a leite de vaca com o produto fornecido pelo laboratório Serum Institutte of India Ltd. Após o informe, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) recomendou os municípios para, nesses casos, utilizem a vacina produzida pelo laboratório Sanofi Pasteur, também distribuída junto aos municípios. A recomendação da SES é que essas doses fiquem em locais estratégicos, para onde podem ser encaminhadas as crianças que chegarem a um posto de vacinação e informem a alergia à lactose.

A recomendação do Ministério da Saúde é preventiva, pois foram notificados alguns casos de reações adversas em crianças que têm alergia a leite de vaca após o uso da vacina do produtor Serum. Vale ressaltar que todas as crianças passam bem. Ao analisar a composição da vacina desse produtor, verificou-se a presença de lactoalbumina hidrolisada, produto que pode fazer parte de algumas vacinas. Segundo a bula da vacina, não seria uma contraindicação, mas mesmo assim os casos serão investigados.