A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o consórcio Mapeiasul realizaram nesta quarta-feira, 21 de outubro, uma reunião de alinhamento e definição do cronograma de trabalho para a elaboração da nova cartografia digital do Rio Grande do Sul. Vencedor de licitação, o consórcio, formado pelas empresas Geopixel e Geojá, fará o serviço de restituição de imagens de satélite – com alta definição -, doadas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). O novo mapeamento, que substituirá uma cartografia defasada feita com base em dados coletados nos anos 1970, deverá estar concluído em 12 meses.

O modelo, além de atualizar informações básicas do Estado (rios, estradas, municípios), ainda terá uma escala maior, 1:25.000 contra 1:50.000 da cartográfica antiga, o que possibilita um melhor nível de detalhamento das informações disponíveis no mapeamento.
No âmbito dos órgãos ambientais, três projetos estratégicos dependem dessa atualização: Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE); Sistema Integrado de Regularização Ambiental (Siram); e Sistema de Monitoramento e Alerta de Desastres (Smad). Contribuirá ainda para a melhora nos processos de outorga de direito de uso de água e de licenciamentos.

Nos demais órgãos do governo, a nova cartografia atualizará dados territoriais de rede viária, rede hidrográfica e de manchas urbanas. Além disso, a base de dados usada nesse processo possibilitará renovar dados de cobertura vegetal e uso e ocupação do solo.