A Brigada Militar por meio do 3° Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas com sede em Bento Gonçalves e a Secretaria Municipal de Segurança, divulgaram um balanço comparativo referente a dados da criminalidade do período de janeiro a maio de 2020 com o mesmo período do presente ano.

Redução também em relação ao número de homicídios. Até este sábado (12), 18 mortes violentas foram registradas em Bento Gonçalves em 2021. Nos primeiros cinco meses de 2020, somados à primeira semana de junho do mesmo ano, o número de homicídios era de 16.

“Números são frutos de patrulhamento em locais determinados pelo nosso setor de inteligência, prisões por tráfico de drogas e também do apoio do Batalhão de Choque de Porto Alegre na nossa cidade, bem como da integração entre todas as forças de segurança que atuam no município”, explica o comandante do 3°Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas Luís Fernando Becker.

Em relação a outros crimes, ressalta-se a diminuição de roubos de veículos e a estabelecimentos comerciais. Nos primeiros 5 meses de 2020, 14 roubos de veículos foram registrados, enquanto que no mesmo período de 2021, o número de registros do tipo é de apenas cinco, o que consiste em uma taxa de redução de pouco mais de 64%.

Em relação aos estabelecimentos comerciais, 13 foram alvos de roubo de janeiro a maio de 2020. Já no mesmo período de 2021, o número de ocorrências do tipo baixou para nove. Outro índice que registrou diminuição foi o de roubo a pedestre: de janeiro a maio de 2020 o número verificado foi de 32, enquanto que no mesmo período do presente ano, 26 ocorrências foram verificadas: “De janeiro a maio, as operações resultaram na prisão de mais de 300 criminosos, o que reflete diretamente na diminuição destes índices. O patrulhamento ostensivo na área central da cidade, local com bastante concentração comercial e de veículos, também é um fator importante para a redução nesse tipo de crime”, pontua o comandante Becker.

Por outro lado, crimes ligados a furtos  de veículos e furtos arrombamentos a comércios, tiveram um aumento. Ao contrário de situações de roubo, as práticas de furto não envolvem a presença da vítima e também não apresentam situações de violência e/ou ameaça.

Desta forma, o número de furtos arrombamentos a estabelecimentos comerciais, que foi de 15 nos primeiros cinco meses de 2020, é de 27 no mesmo período de 2021, o que representa um aumento de 80%.

Já em relação ao furto de veículos, o número que foi de 28 de janeiro a maio de 2020, totaliza 36 no mesmo período: “O indicador de furtos muitas vezes é praticado por um mesmo indivíduo, que por ser um crime de menor gravidade, acaba preso e posteriormente liberado, voltando a praticar o delito e assim aumentando estes índices. A maior parte das ocorrências é relativa a usuários de drogas, que subtraem determinadas mercadorias e quantias em dinheiro de forma a manter os seus vícios. A Brigada Militar atua em comunicação constante com comerciantes, de forma a traçar ações para reduzir este índice, que no ano retrasado apresentou redução”, pontua o comandante.

O secretário de segurança do município, tenente-coronel Paulo Cézar de Carvalho, também ressaltou o trabalho realizado por equipes da Guarda Civil Municipal e Departamento Municipal de Trânsito, e também destacou o trabalho de integração entre as forças policiais:“Através da gcm e dmt, no mês de maio realizamos sete operações de prevenções a aglomerações. A GCM efetuou duas prisões por posse de entorpecentes e uma prisão de foragido, além de duas prisões por desobediência, dentre outras ações. As reduções de índices como roubo de veículos e a estabelecimentos comerciais, também são fruto de um trabalho integrado entre Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Batalhao Aéreo da Brigada Militar.”, explica.

Foto: Brigada Militar / Divulgação