O músico, cantor e compositor Rodrigo Soltton lembra de uma música na qual o consagrado Milton Nascimento diz que “o artista tem que ir onde o povo está”, para falar de seu projeto de percorrer as ruas de Bento tocando seu piano transparente sobre um caminhão. “Sempre fui um artista que cantou para qualquer público, em qualquer lugar”. O projeto de música itinerante pelas ruas já vem sendo realizado em algumas cidades do Rio Grande do Sul, inclusive Porto Alegre, e em breve deve contemplar Bento Gonçalves, segundo Soltton.

Ele afirma que a pandemia do coronavírus obrigou vários setores a se reinventarem, e a classe artística também teve que assumir novas posturas. “Com isso eu já toquei em barco, em cima de caminhões, nas ruas, penhascos, passando frio… É paixão pelo que se faz”, acentua. Sobre o projeto de música itinerante ao piano, revela que a ideia era executá-lo primeiro nas ruas de Bento, o que foi inviabilizado pelas restrições provocadas pelo coronavírus. “Mais uma vez é questão de adaptação ao momento. Por isso comecei pelas cidades com menos restrições por causa da pandemia”, diz. Ainda sem expectativa de data, garante que quer apresentar o projeto em Bento assim que for possível.

A novidade, que Rodrigo confessa ter se inspirado em um músico italiano, para ele representa a superação que caracteriza a classe artística “neste momento em que é tudo novo. Uma classe que é tão desvalorizada está levando música de graça às pessoas, mesmo estando sem trabalhar para obter seu sustento”, fala. Justamente por causa deste espírito voluntarioso é que o músico prega que os artistas, de modo geral, merecem “que depois desta pandemia as pessoas façam muitas festas, muitos eventos e muitos shows com este pessoal que está dando o que não tem.

https://www.facebook.com/musicaadomiciliopf/videos/276554430081883/?t=3

Cantando em CTGs

Rodrigo Solton, que faz sucesso por onde passa com seu piano já tocou em grandes eventos e com artistas famosos – como o “Rei” Roberto Carlos – é um músico eclético que representa Bento Gonçalves em quase todos os estados do Brasil. Interpretando do clássico ao popular, Soltton conta que iniciou na carreira ainda criança, ouvindo os discos que a família tinha em casa e cantando músicas gaudérias nos centros de tradições gaúchas (CTGs) da cidade. “Desde cedo demonstrei interesse pela música e meus pais sempre me incentivaram”, rememorou o artista no programa Rainha Convida de sábado, 4, entrevistado para a 90.9 por Laura Caprara Cavallini.

Ele frequentou aulas de música, violão, canto coral, até que chegou ao piano, que toca até hoje em seus shows. Seu primeiro instrumento foi um cavaquinho, presenteado pelo avô, e o segundo um violão, que ganhou aos oito anos. Rodrigo, hoje com 41 anos, é natural de Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos, e mora em Bento Gonçalves desde 1999. Aqui, fez a trilha sonora e sonoplastia do espetáculo cênico “A História Cultural do Vinho” da Fenavinho Brasil 2007, entre muitos outros trabalhos.

Foto: Olhar De Dois / Divulgação